Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10719

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada na área de especialização do mestrado em Ensino da Física e Química: Escola Secundária Severim de Faria, Évora
Authors: Batista, Maria de Aires Rodrigues
Advisors: Oliveira, Vítor José Martins de
Keywords: Formação inicial de professores
Prática de ensino supervisionada
Ensino da Física e da Química
Aprendizagem
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Despertar sonhos e capacidades noutro ser humano é competência do professor no ato educativo. A sua formação inicial é necessária e fundamental. Este relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Secundária Severim de Faria. É organizado em 6 capítulos. No primeiro – Enquadramento geral – caracterizam-se Escola Cooperante e Turmas. No segundo capítulo - Preparação científica, pedagógica e didática - abordam-se currículos disciplinares (Ciências Físico-Químicas, Física e Química A). O terceiro capítulo – Planificação, Condução de aulas e Avaliação de aprendizagens – constitui um reforço na importância do conhecimento dos processos de aprendizagem, dificuldades e preconceções dos alunos. Inclui métodos e estratégias de ensino implementados e avaliação de aprendizagens. No quarto capítulo – Análise da prática de ensino – faz-se uma análise da prática de ensino no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento e da Didática das Ciências. As ações de enriquecimento curricular desenvolvidas enquadram-se no quinto capítulo - Participação na escola. O sexto capítulo – Desenvolvimento profissional – é dedicado à revisão crítica do trabalho desenvolvido na PES e perspetivas de desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT: Awakening dreams and capabilities in another human being is teacher’s competence in the educational act. His initial training is necessary and fundamental. This report results from the Supervised Teaching Practice at the Severim de Faria Hight School. It´s organized into six chapters. In the first - General setting - are characterized cooperating School and classes. In the second chapter - Scientific, Pedagogical and Didactic Preparation - are approached disciplinary curriculums (Physics-Chemistry Sciences and Physics and Chemistry A). The third chapter - Planning, Conducting lessons and Learning evaluations – constitutes a reinforcement on the importance of knowing learning processes, student’s difficulties and pre-conceptions. Includes teaching methods and strategies implemented and learning evaluations. In the fourth chapter - Analysis of the teaching practice – is done an analysis of the teaching practice on the scope of Developmental Psychology and Didatic Sciences´s. The actions of curriculum enrichment developed are framed in the fifth chapter - Participation in school. The sixth chapter - Professional Development - is dedicated to the critical review of the work developed in STP and prospects for professional development.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10719
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RELAT PES m8223 MEFQ.pdf11.33 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois