Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10717

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: promover o desenvolvimento da linguagem e comunicação desde o nascimento
Authors: Canelas, Nina Andreia Salvadinha
Advisors: Folque, Maria Assunção
Keywords: Desenvolvimento
Linguagem
Comunicação
Investigação-ação
Experiências
Interesses
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de prática de ensino supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre, em educação pré-escolar. O trabalho foi desenvolvido no berçário com crianças entre os quatro e 12 meses de idade e no jardim-de-infância com crianças dos quatro anos. Este trabalho procurou compreender de que modo o espaço e os materiais, assim como determinados parâmetros do perfil de implementação do MEM, podem influenciar a promoção no desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Neste sentido, construímos um quadro teórico em que procurámos aprofundar saberes ao nível da aquisição e desenvolvimento da linguagem e a importância que tem o ato comunicativo. Foi sustentado na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de instrumentos de análise para responder às problemáticas delineadas. Através dos interesses das crianças foi possível promover uma grande aproximação e consequentemente intervir no desenvolvimento da linguagem e da comunicação; ### ABSTRACT: This internship report was developed within the course of Teaching practice support seminar, with the purpose of obtaining a master's degree in preschool education. The work was developed in the nursery with children aged between four and 12 months of age and in kindergarten, children from infancy to four years. This study sought to understand how the space and materials, as well as certain profile parameters for implementation of the MEM, can influence the promotion of language development and communication. In this sense, we build a theoretical framework in which we sought to deepen the level of knowledge acquisition and development of language and the importance of the communicative act. Was sustained in actionresearch methodology, thus leading to the use of analytical tools to respond to the problems outlined. Through children's interests was possible to have a great approach and consequently intervene in the development of language and communication.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10717
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Definitivo Relatório - Prática de Ensino Supervisionada em Educação pré.pdf7.85 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois