Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10715
|
Title: | Plano de negócio para o lançamento de um novo negócio no setor dos artigos para escrita: um enfoque estratégico |
Authors: | Almeida, Filipa Nunes |
Advisors: | Dominguinhos, Pedro Miguel Teixeira, Nuno Delicado |
Keywords: | Empreendedorismo Gestão estratégica Design Plano de negócios |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Plano de negócio para o lançamento de um novo negócio no sector dos artigos para escrita: um enfoque estratégico
O objetivo deste trabalho é a elaboração de um plano de negócio para a criação de uma empresa para o desenvolvimento de produtos no setor dos artigos de papel para escrita. Assume a metodologia do plano de negócio precedido de uma revisão de literatura.
Começa pela análise da envolvente contextual, para o que se utilizou o modelo PESTAL, e da envolvente transacional, para se identificarem os fatores críticos de sucesso que devem ser cruzados com as competências centrais dos empreendedores por forma a obter-se um bom nível de adequação estratégica.
Os dados foram recolhidos em bases de dados estatísticas, estudos sobre o setor e num questionário a um grupo de alunos. Com base na informação recolhida, fez-se o diagnóstico das vantagens competitivas, definiu-se a estratégia e os planos operacionais. Finalmente, no plano financeiro confrontaram-se os resultados esperados com os objetivos traçados, tendo-se concluindo pela viabilidade do plano de negócio; ### Abstract:
Business plan for launching a new business related to writing products: a strategic approach
The main goal of this work is to write a business plan to create a new company to develop a new product line of writing paper.
It assumes the methodology of a business plan, preceded by a literature review.
The study begins by setting the context, using the PESTLE tool, and the transactional environment, in order to identify the critical success factors and so cross them with the core competencies of entrepreneurs, so as to achieve the perfect fit.
The information was collected from statistical databases, sector reports and a survey to a group of students.
Based on the data collected, the competitive advantages were considered, the strategy as well as the operational plans were defined. Finally, the financial plan compares the expected results with the objectives outlined, having concluded that the venture is economically and financially viable. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10715 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|