Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10711

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento
Authors: Grosso, Ana Rita Piteira
Advisors: Godinho, Maria de Fátima
Keywords: Interação adulto-criança
Aprendizagem e desenvolvimento
Qualidade
Investigação-ação
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório, realizado no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada I e II em Creche e Jardim-de-infância, visa compreender a relevância da interação adulto-criança no processo de aprendizagem e desenvolvimento e de como esta influência a qualidade do ambiente educativo. Para descrever a relevância desta interação utilizaram-se diferentes referenciais como, o Modelo High-Scope cujo enfoque é aprendizagem pela ação, a Teoria de Aprendizagem e Desenvolvimento de Lev-Vygotsky que evidencia que a criança se desenvolve através da interação com o meio e com a sociedade, o Manual DQP cujos instrumentos permitem avaliar e melhorar os contextos educativos e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar fundamental enquanto apoio para os educadores nas decisões sobre a sua ação educativa. Numa metodologia de investigação-ação e com o suporte dos referenciais mencionados procurei superar dificuldades, potenciar ambientes educativos de qualidade e melhorar o meu processo de construção e formação profissional; #### Abstract Teaching Practice in Pre-school Education – The Importance of Adult-Child Interaction in the Process of Learning and Development This report, conducted in the context of curricular units Teaching Practice I and II ‘creche’ and pre-school, aims to understand the importance of adult-child interaction in learning and development and how this influences the quality of educational environment. To describe the relevance of this interaction we used different references such as the High-Scope Model which focuses on action learning, the Theory of Learning and Development Lev Vygotsky, which shows that the child develops through interaction with the environment and with society, the Manual DQP whose instruments to assess and improve the educational contexts and Curriculum Guidelines for Pre-School Education as fundamental support for educators in decisions about their educational. A methodology of action research and the support of the references mentioned searched overcome difficulties, enhance quality educational environments and improve my build process and training.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10711
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório de Estágio.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois