Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10618
|
Title: | Conceptualizando o ensino exploratório da matemática: contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a construção de um quadro de referência |
Authors: | Oliveira, Hélia Menezes, Luís Canavarro, Ana Paula |
Keywords: | ensino exploratório da matemática praticas de ensino |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | APM |
Citation: | o Oliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P., (2013). Conceptualizando o ensino exploratório da matemática: contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a construção de um quadro de referência. Quadrante, 22(2),29-53. |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo compreender a prática de ensino exploratório da Matemática,
procurando estabelecer um quadro de referência que identifique e relacione as intenções e ações do
professor nas suas práticas letivas deste tipo de ensino exploratório. Para tal, baseamo-nos na literatura
do domínio e na análise de práticas de professores de diferentes níveis de ensino, focando-nos neste artigo
na análise da prática de ensino de uma professora experiente numa aula do 3.º ciclo. A recolha de
dados foi realizada através da observação de aulas, com registo vídeo, análise documental e entrevistas
à professora, antes e após a aula. Na prática da professora identifica-se um vasto repertório de ações e
intenções que se enquadram na perspetiva de ensino exploratório que temos vindo a caracterizar, mas
sobressaem também diversas singularidades que devem ser entendidas no contexto em que essa prática
ocorre. Verifica-se uma forte intencionalidade da professora em apoiar os alunos no estabelecimento
de conexões com aprendizagens anteriores e reforçar processos matemáticos transversais, o que baliza
as suas ações, em cada fase da aula. A partir deste estudo discutem-se as potencialidades que um quadro
sobre o ensino exploratório apresenta para a investigação sobre este tipo de prática e a formação de
professores de matemática. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10618 |
ISSN: | 0872-3915 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|