Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10510

Title: “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
Authors: Figueiredo, Margarida
Paixão, Fátima
Keywords: Ciência Tecnologia Sociedade
Educação em Ciências
Unidades didácticas
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Figueiredo, M. & Paixão, F., “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, Livro de Resumos Jornadas do Departamento de Química, pp 33, Évora, 2013
Abstract: A comunidade educativa reconhece, hoje em dia, que a Ciência e a Tecnologia estão presentes em todas as dimensões da vida social. As suas repercussões fazem sentir-se em sectores como a política, a economia, a cultura e a educação, tornando essencial o papel que desempenham na tomada de decisões pessoais ou coletivas, cada vez mais importantes numa sociedade globalizada como a atual. Como consequência, torna-se imprescindível que todos os cidadãos tenham acesso a conhecimentos básicos sobre Ciência e Tecnologia e compreendam a sua influência na Sociedade, de modo a estarem aptos para participar nessas decisões. Do mesmo modo que se aceita como fundamental que todos os cidadãos usufruam de um mínimo de alfabetização literária, as exigências atuais da vida em sociedade, tornam também necessário que seja facultada, a todos os cidadãos, um mínimo de formação técnico-científica. A importância da alfabetização em Ciência e Tecnologia, bem como da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT), por estudantes e professores de todos os níveis educativos, é hoje amplamente reconhecida pelos especialistas em Educação. No entanto, diversos estudos realizados sobre este tema, revelam a existência de dificuldades na compreensão da NdCeT [1,2,3]. O Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología: Una investigación experimental y longitudinal) tem como objetivo melhorar a compreensão da NdCeT de alunos e professores de todos os níveis de ensino, através de instrumentos de intervenção educativa e de avaliação, concebidos e implementados em diferentes contextos. A Unidade didática “As Minas de S. Domingos” é um exemplo desses instrumentos, que através da utilização de um exemplo real, coloca simultaneamente questões de natureza ambiental muito relevantes na Sociedade dos nossos dias.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10510
ISBN: 978-989-8550-12-5
Type: article
Appears in Collections:QUI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
CQE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Figueiredo & Paixão Jornadas DQUI 2013.pdf732.65 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois