Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10308

Title: Para uma didática das Ciências transdisciplinar: o contributo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
Authors: Neto, António J.
Editors: Leite, Laurinda
Keywords: Didática
transdisciplinaridade
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
Problem Based Learning
Issue Date: Oct-2013
Publisher: CIEd – UMinho
Citation: Neto, A. J. (2013). Para uma didática das ciências transdisciplinar: o contributo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. In L. Leite et al. (Orgs), Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, (pp. 22-32). Braga: CIEd - UMinho. [CD-ROM] (ISBN: 978-989-8525-26-0)
Abstract: Partindo de uma breve contextualização epistemológica e pedagógica, na qual se identificam os eixos estruturantes do pensamento contemporâneo, discutem-se os seus potenciais reflexos na educação e, por extensão, na didática das ciências, assumindo-se que a investigação e as práticas neste campo devem ter como horizonte a marca da transdisciplinaridade. Analisam-se, a seguir, os princípios estruturantes das abordagens transdisciplinares e da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), concluindo-se que esta poderá dar um importante contributo a caminho de uma educação transdisciplinar. Esboçam-se, por fim, implicações pedagógicas dos argumentos aduzidos, com particular ênfase na formação de professores de ciências.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10308
ISBN: ISBN: 978-989-8525-26-0
Type: article
Appears in Collections:CEHFC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Neto2013_APRP.pdf349.71 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois