Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10308
|
Title: | Para uma didática das Ciências transdisciplinar: o contributo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas |
Authors: | Neto, António J. |
Editors: | Leite, Laurinda |
Keywords: | Didática transdisciplinaridade Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas Problem Based Learning |
Issue Date: | Oct-2013 |
Publisher: | CIEd – UMinho |
Citation: | Neto, A. J. (2013). Para uma didática das ciências transdisciplinar: o contributo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. In L. Leite et al. (Orgs), Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, (pp. 22-32). Braga: CIEd - UMinho. [CD-ROM] (ISBN: 978-989-8525-26-0) |
Abstract: | Partindo de uma breve contextualização epistemológica e pedagógica, na qual se identificam os eixos estruturantes do pensamento contemporâneo, discutem-se os seus potenciais reflexos na educação e, por extensão, na didática das ciências, assumindo-se que a investigação e as práticas neste campo devem ter como horizonte a marca da transdisciplinaridade. Analisam-se, a seguir, os princípios estruturantes das abordagens transdisciplinares e da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), concluindo-se que esta poderá dar um importante contributo a caminho de uma educação transdisciplinar. Esboçam-se, por fim, implicações pedagógicas dos argumentos aduzidos, com particular ênfase na formação de professores de ciências. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10308 |
ISBN: | ISBN: 978-989-8525-26-0 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CEHFC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|