Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/10209

Title: Um retrato das Instituições Sociais na Sociedade Contemporânea - Introdução
Authors: Serrano, Maria Manuel
Editors: Universidade de Évora
Keywords: Instituições Sociais
Família
Educação
Economia
Política
Religião
Lazer
Issue Date: 2013
Citation: Serrano, Maria Manuel (2013). Introdução. In Maria Manuel Serrano (Org.), Um retrato das Instituições Sociais na Sociedade Contemporânea. Évora: Universidade de Évora - Departamento de Sociologia. [ISBN 978-989-96532-3-8].
Abstract: A ideia de construir este livro surge no contexto de implementação de um novo plano de estudos de licenciatura em Sociologia na Universidade de Évora. Considerou-se que este momento seria um pretexto para desenvolver iniciativas que, desde o 1º semestre do curso, despertem a curiosidade e o interesse do aluno pelo estudo da Sociologia e pela abordagem sociológica das instituições sociais. Neste sentido, e porque a estrutura do curso se apoiou, entre outros critérios, na inserção de Unidades Curriculares que representam as principais instituições sociais , organizou-se um Ciclo de Conferencias , no âmbito da Unidade Curricular de Sociologia Geral, subordinado ao tema “Um Retrato das Instituições Sociais na Sociedade Contemporânea”. Os objectivos definidos para o ciclo de conferências foram os seguintes: i) apresentar um retrato de cada uma das instituições sociais principais na sociedade actual; ii) fomentar a curiosidade do aluno pela diversidade dos fenómenos sociais e o interesse pela sua compreensão; iii) motivar os alunos para a investigação sociológica e para a abordagem sociológica das instituições e dos factos sociais. Os textos que integram esta obra resultam desta iniciativa e foram elaborados com a preocupação de constituir um elemento de estudo para os alunos que frequentam a disciplina de Sociologia Geral. Neste sentido, a obra assume uma natureza didática e pedagógica, pelo que cada texto termina com um conjunto de questões para reflexão.
URI: http://hdl.handle.net/10174/10209
Type: bookPart
Appears in Collections:SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Serrano, M. M. (Org.) (2013)_Um Retrato das Instituições Sociais na Sociedade Contemporânea.pdf52.33 kBAdobe PDFView/Open
Serrano, M. M. (2013)_Introdução.pdf33.08 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois