Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/10074
|
Title: | A sabedoria dos Antigos e a arte de fortificar. Modelos culturais e fontes dos textos portugueses modernos sobre edificação |
Authors: | Patrocínio, Manuel F. S. |
Keywords: | Herança Clássica Cultura Arquitetónica Ideias e Formas Monumentais Restauração |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra/ Coimbra University Press - Instituto de Estudos Clássicos |
Citation: | Manuel F. S. Patrocínio
«A sabedoria dos Antigos e a arte de fortificar. Modelos culturais e fontes dos textos portugueses modernos sobre edificação». Revista Humanitas. Nº 64 (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra/ Coimbra University Press, Instituto de Estudos Clássicos), 2012. 171-189. |
Abstract: | O tema da edificação, abrangendo tanto a actividade construtiva como o propósito da fundação e remodelação urbana, distinguiu géneros literários específicos que, conforme o exemplo de textos referenciais, tornava o universo arquitectónico em objecto de reflexões e comentários e métodos de intervenção. Considerar-se-ão, assim, os documentos correlativos para o período moderno, de entre o conjunto de fontes que subsistiram quanto ao contexto formativo dos edificadores portugueses de sécs. XVI-XVII, convergindo necessariamente nas elaborações textuais em que estavam subjacentes anotações correlativas ao passado antigo. Abordardão-se assim alguns desses textos, datados depois de 1640, considerando o seu papel para a necessidade de fortificar o Reino, e o seu enquadramento de temáticas definidas, de valorização do construído como conducente à formação dos construtores, bem como o recurso aos Autores da Antiguidade, tal como eram citados em torno a 1650. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/10074 |
Type: | article |
Appears in Collections: | HIS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica CHAIA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|