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Revista - Agricultura Contemporânea : [0]

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Revista inicialmente quinzenal e posteriormente mensal, foi editada em Lisboa, por José António Rodrigues, e fundada por José Veríssimo de Almeida, António Xavier Pereira Coutinho e F. Júlio Borges. Possuía um conjunto de redatores que assinava frequentemente artigos na mesma, onde pontuavam nomes como António Augusto dos Santos, Cincinato da Costa, Filipe E. A. Figueiredo, Henrique de Mendia, D. Luís de Castro, Sertório do Monte Pereira e os fundadores já referidos. Foram publicadas 12 anos, com 12 volumes cada. Nos primeiros anos de publicação (I a III), a revista possuiu cerca de 12 páginas de texto, formando um volume de 312 páginas. A mancha de texto é de duas colunas. Não existem anúncios, estes apenas surgem no ano V. Há uma interrupção na publicação da revista sob o nome de Agricultura Contemporânea. No seu terceiro ano de publicação, correspondente aos meses de Julho de 1888 a Junho de 1889, foi adotado o nome de Revista dos Campos. Interrompida a publicação entre os anos de 1889 e 1894, retomará o nome anterior em Abril de 1894 (V ano) sendo que, a partir desse ano, a periodicidade passou a ser mensal. As notícias têm as mesmas características que as dos anos anteriores a nível temático. A organização de página (mancha de texto) passou a ser de coluna única. A partir do ano V os anúncios são publicados na capa posterior, de duas páginas. Não possui ilustrações, apenas num caso ou outro muito pontual. No que se refere a notícias, apresenta mensalmente notícias/artigos que têm as seguintes características: - podem apresentar-se como artigos de fundo, com algumas páginas, publicados por “capítulos”, ou então, - constituem resenhas de pequenas notícias, publicadas com o título genérico de “Crónica agrícola”, “Factos diversos”, “Bibliografia” ou “Revista agronómica”. Estes artigos geralmente podem ou não ter autor identificado, ou então apenas identificado por siglas. - os números iniciais têm sobretudo um carácter político, de manifestação de opiniões acerca de variados assuntos, como por exemplo, as pautas aduaneiras, as políticas agrícolas. Posteriormente adquire um carácter de divulgação e "ensino" junto dos leitores, quer das mais recentes novidades e tecnologias ao dispor. - partilha de informação e experiências por parte dos leitores, através de cartas endereçadas à redação ou através de contactos estabelecidos com os autores dos artigos.

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