Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9994

Title: Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico
Authors: Pires, H.
Verdasca, J.
Costa, P.
Candeias, A. A.
Rebelo, N
Varelas, D.
Diniz, A. M.
Keywords: Família
Escola
Rendimento Académico
Atitude
Issue Date: 2013
Citation: Pires, H., Verdasca, J., Costa, P., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Capital familiar, rendimento e atitude face a língua portuguesa em alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal.
Abstract: A literatura refere que entre as diferentes funções básicas realizadas pela família, esta tem também o dever de assegurar que os valores da sociedade, as crenças, as atitudes, os conhecimentos, as habilidades serão transmitidos à geração mais nova. As caraterísticas do contexto familiar têm sido consideradas como variáveis com importante influência no rendimento escolar. Assim, o presente trabalho pretende avaliar a relação entre covariáveis do contexto familiar, o rendimento e a atitude face a aprendizagem da Língua Portuguesa dos alunos de 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico de escolas portuguesas. Participam no estudo 891 alunos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. Para a análise dos dados utilizam-se os resultados das avaliações finais na disciplina de Língua Portuguesa no ano letivo 2011/12 e os dados do Questionário de Variáveis Contextuais e do Questionário de Atitudes Face à Língua Portuguesa. Os resultados preliminares, ainda em estudo, revelam, desde já, a importância de compreendermos as atitudes face a aprendizagem da Língua Portuguesa também como resultado das particularidades do contexto familiar.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9994
Type: lecture
Appears in Collections:PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CAPITAL FAMILIAR, RENDIMENTO E ATITUDE FACE A LÍNGUA PORTUGUESA EM ALUNOS DO 2º E 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO.pdf913.08 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois