|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9991
|
Title: | Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa |
Authors: | Pomar, C. Candeias, A. A. |
Keywords: | Género Rendimento escolar Atitudes face à matemática Atitudes face ao português Atitudes face às ciências |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Pomar, C. & Candeias, A. A. (2013, Setembro). Género, rendimento escolar e as atitudes dos alunos e alunas face às disciplinas de matemática e língua portuguesa. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal. |
Abstract: | A investigação revela que o rendimento escolar nas várias disciplinas só consegue ser
explicado com recurso a análises multidimensionais que conjugam fatores pessoais,
socioculturais e escolares. Não desconsiderando o facto de as variáveis de âmbito cognitivo se
revelarem preditoras da variabilidade no rendimento escolar, este só poderá ser efetivamente
compreendido com o recurso complementar e integrado de outras variáveis, como as
desenvolvimentais, as atitudinais e socioculturais. As questões de género que emergem do
domínio sociocultural intersectam os outros domínios e influenciam, nomeadamente, as
atitudes que os alunos e as alunas desenvolvem face às disciplinas escolares e,
consequentemente, os respetivos resultados escolares.
Este estudo enquadra-se no âmbito de um projeto de investigação intitulado “RED- Rendimento
Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos
Portugueses” que está a ser desenvolvido em várias escolas portugueses abrangendo 1400
alunos. Apoiando-nos numa abordagem sensível ao género, nesta comunicação iremos,
especificamente, discutir os efeitos que as atitudes dos alunos e das alunas face às disciplinas
de matemática, português e ciências (ciências da natureza, ciências físico-químicas e físicoquímica)
têm no respetivo rendimento escolar utilizando os resultados da aplicação de 3
questionários de atitudes (QAFM, QAFP, QAFCdN, QAFCN, QAFCFQ) e as classificações
escolares obtidas pelos alunos e alunas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9991 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|