|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9987
|
Title: | Validade estrutural do questionário de atitudes face à matemática: Estudo com alunos do ensino básico português. |
Authors: | Candeias, A. A. Rebelo, N. Varelas, D. Diniz, A. M. |
Keywords: | Questionário de Atitudes Face à Matemática Análise Fatorial Confirmatória Validade Convergente Validade Discriminante Fiabilidade Compósita |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D., & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face à matemática: Estudo com alunos do ensino básico português. Comunicação apresentada no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal. |
Abstract: | A matemática é considerada uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, contudo,
os alunos mantêm elevados índices de insucesso. Procurando explicar o baixo rendimento
académico, as investigações apontam para uma relação entre a dimensão atitudinal e o
desempenho. Apresentamos o estudo de validação do Questionário de Atitudes Face à
Matemática (QAFM) para alunos dos três ciclos do Ensino Básico Português. Este estudo
incidiu sobre uma amostra de 1428 alunos (Mdn = 12 anos), a quem foi aplicado o QAFM.
Este questionário compreende 26 itens (respostas de tipo Likert de 4-pontos) distribuídos por
três fatores: Motivacional (M), Afetivo e Comportamental (C). Visando o estudo da estrutura
trifatorial oblíqua do QAFM, recorreu-se à análise fatorial confirmatória, através do LISREL 8 e,
garantida a sua validade fatorial, ao exame da validade convergente e da fiabilidade compósita
dos fatores, bem como da sua validade discriminante (VD). Os resultados obtidos mostraram
que o modelo do QAFM estava bem ajustado aos dados empíricos, todavia com problemas de
VD entre os fatores M e C, minimizados com a exclusão de quatro itens pertencentes a estes
fatores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9987 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|