|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9986
|
Title: | Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português |
Authors: | Neto, A. Candeias, A. A. Rebelo, N. Varelas, D. Diniz, A. M. |
Keywords: | Atitude Face às Ciências Físico Químicas Análise Fatorial Exploratória Validade Convergente Validade Discriminante Fiabilidade Compósita |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Neto, A., Candeias, A. A., Rebelo, N., Varelas, D. & Diniz, A. M. (2013, Setembro). Validade estrutural do questionário de atitudes face às ciências físico-químicas: Estudo com alunos do 9º ano ensino básico português. Poster apresentado no XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade Minho, Braga, Portugal. |
Abstract: | A aprendizagem das ciências implica o desenvolvimento de um conjunto de competências
específicas em diferentes domínios da física e da química, para os quais contribuem a
capacidade de raciocínio, comunicação e atitudes. O presente trabalho apresenta a validação
para a população portuguesa do Questionário de Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas
(QAFCFQ). Este estudo realizou-se com uma amostra de 517 alunos do 9º ano do Ensino
Básico Português, a quem foi aplicado o QAFCFQ. O QAFCdN é constituído por 26 divididos 3
fatores: Motivacional (M), Comportamental (C) e Afetivo. O aluno responde numa escala de
respostas de tipo Likert de 4-pontos. Para o estudo da estrutura latente do questionário,
recorreu-se à análise fatorial exploratória, com o IBM SPSS Statistics 21. Analisou-se a
validade fatorial do instrumento (rotação varimax dos fatores extraídos pelo método
Generalized Least Squares), a validade convergente e discriminante dos fatores e, também, a
sua fiabilidade compósita. Verificou-se que a estrutura fatorial do QAFCFQ se manteve, no
entanto com problemas de VD entre os fatores M e C. Estes resultados mostram que as
Atitudes Face às Ciências Físico-Químicas, tal como são operacionalizadas pelo QAFCFQ,
apresentam uma estrutura tridimensional, permitindo caraterizar emoções, pensamento e
comportamentos do aluno face à disciplina. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9986 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CEHFC - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|