Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9975
|
Title: | Mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa no Agrupamento de Escolas M |
Authors: | Matos, Conceição Fialho, Isabel Neto, Antonio |
Keywords: | Avaliação externa auto-avaliação (avaliação interna) planos de melhoria mudanças |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Matos, M. C.; Fialho, I. & Neto, A. (2013, 6 de abril). Mudanças fomentadas pelo processo de avaliação externa no
Agrupamento de Escolas M. Comunicação oral apresentada no Seminário Avaliação externa de escolas. Percursos,
consensos e divergências, realizado na Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo empírico teve como fundamento a identificação das mudanças fomentadas pelo processo de avaliação
externa, no Agrupamento em análise. Para tal foram definidos como objectivos o conhecimento do ponto de
situação da escola antes da avaliação externa; a constatação da existência de alterações/mudanças motivadas pela
avaliação externa; a identificação dos aspectos que foram mudados/melhorados; e a percepção se as mudanças
introduzidas conseguiram influenciar os resultados alcançados pelos alunos.
Tratou-se de um estudo de caso, com a utilização de uma metodologia qualitativa através da análise de conteúdo
das entrevistas, de modo a permitir aproveitar a diversidade de reflexões pela proximidade dos sujeitos,
enriquecendo as respostas obtidas e complementando as ideias.
Utilizámos a técnica da entrevista semi-estruturada e com recurso ao grupo focal por permitir a recolha de dados
descritivos na linguagem do próprio sujeito e possibilitar a captação dos significados da informação, pela
interacção que se consegue gerar e pela pluralidade de ideias.
Entrevistámos quatro grupos organizados a partir dos órgãos de gestão e de funcionamento a que pertenciam.
Foram participantes neste estudo a direcção do agrupamento, o conselho pedagógico, o conselho geral e as
delegadas de turma do 2º ciclo e 3º ciclo.
No tratamento dos dados recolhidos tivemos como referentes o ponto de partida do estudo e o quadro
metodológico, antecipadamente definido e posteriormente ajustado, procurando que fossem devidamente
enquadrados nas teorias actuais sobre o tema em questão.A análise efectuada sugere-nos que a avaliação externa trouxe mudanças nomeadamente, no registo efectivo e
sistemático de evidências, na definição de estratégias de melhoria e na constituição de uma equipa de autoavaliação
na perspectiva de interiorização e regularização dos processos internos, em concordância com avaliação
externa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9975 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|