|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9954
|
Title: | Promover as competências de estudo na Universidade: Projecto “ Cartas do Gervásio ao seu Umbigo” |
Authors: | Rosário, Pedro Mourão, Rosa Soares, Serafim Araújo, Joaquim Núnez, José Carlos Gonzalez-Pienda, Júlio Solano, Paula Grácio, Luisa Chaleta, Elisa Simões, Fátima Guimarães, Carina |
Editors: | Simões, Maria de Fátima |
Keywords: | Aprendizagem Auto-regulação da aprendizagem Estratégias de aprendizagem Programa de competências de estudo Learning Self-regulated learning Learning strategies Study skills programs |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior |
Abstract: | O processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ferramenta que promove as competências de estudo dos alunos do 1.0 ano da Universidade, desenha da no quadro da perspectiva sóciocognitiva da aprendizagem auto-regulada. Resultados preliminares da aplicação deste projecto de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem a 29 alunos do 1° ano da licenciatura em Administração Pública, ainda que exíguos, apontam no sentido da utilidade desta ferramenta na promoção da s competências de auto-regulação da aprendizagem. São discutidas implicações destes dados para a prática educativa.
Self-regulated learning process refers In students' self-generated thoughts, feelings and behaviours oriented toward the attainment of their learning goals. This way activating and sustaining one's own cognitions and behaviours implies the piloting of one's own learning process. The “Letters from Gervásio to his belly-bottom". Designed under the social-cognitive theoretical perspective, are an educational tool intended to promote college students' study competences. Data, collected from an intervention pilot project with 29 students from first year Public Administration course at Universidade do Minho prove the usefulness of this tool and how profitable it can be on the development of college students' se lf-regulated learning competences. Practical teaching implications of the outcomes are so far discussed and highlighted. |
URI: | http://psicologiaeeducacao.ubi.pt/2005_2.html http://psicologiaeeducacao.ubi.pt/2005_2.html http://hdl.handle.net/10174/9954 |
ISSN: | 1645-6084 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|