Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9954

Title: Promover as competências de estudo na Universidade: Projecto “ Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”
Authors: Rosário, Pedro
Mourão, Rosa
Soares, Serafim
Araújo, Joaquim
Núnez, José Carlos
Gonzalez-Pienda, Júlio
Solano, Paula
Grácio, Luisa
Chaleta, Elisa
Simões, Fátima
Guimarães, Carina
Editors: Simões, Maria de Fátima
Keywords: Aprendizagem
Auto-regulação da aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Programa de competências de estudo
Learning
Self-regulated learning
Learning strategies
Study skills programs
Issue Date: 2005
Publisher: Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior
Abstract: O processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ferramenta que promove as competências de estudo dos alunos do 1.0 ano da Universidade, desenha da no quadro da perspectiva sóciocognitiva da aprendizagem auto-regulada. Resultados preliminares da aplicação deste projecto de promoção de competências de auto-regulação da aprendizagem a 29 alunos do 1° ano da licenciatura em Administração Pública, ainda que exíguos, apontam no sentido da utilidade desta ferramenta na promoção da s competências de auto-regulação da aprendizagem. São discutidas implicações destes dados para a prática educativa. Self-regulated learning process refers In students' self-generated thoughts, feelings and behaviours oriented toward the attainment of their learning goals. This way activating and sustaining one's own cognitions and behaviours implies the piloting of one's own learning process. The “Letters from Gervásio to his belly-bottom". Designed under the social-cognitive theoretical perspective, are an educational tool intended to promote college students' study competences. Data, collected from an intervention pilot project with 29 students from first year Public Administration course at Universidade do Minho prove the usefulness of this tool and how profitable it can be on the development of college students' se lf-regulated learning competences. Practical teaching implications of the outcomes are so far discussed and highlighted.
URI: http://psicologiaeeducacao.ubi.pt/2005_2.html
http://psicologiaeeducacao.ubi.pt/2005_2.html
http://hdl.handle.net/10174/9954
ISSN: 1645-6084
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

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