|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9841
|
Title: | Orquestrar o aprender no ensino superior - Concepções, abordagens e experiência no curso |
Authors: | Chaleta, E. Grácio, L. Veiga Simão, A. Ramalho, G. Rosário, P. Saraiva, M. Sebastião, L. Leal, F. Silva, J. |
Keywords: | Orquestração da aprendizagem Concepções Abordagens Experiência no curso Ensino Superior |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Pedago |
Citation: | Chaleta, E.; Grácio, L.; Veiga Simão, A.; Ramalho, G.; Rosário, P.; Saraiva, M; Sebastião, L.; Leal, F. & Silva, J. (2013). Orquestrar o aprender no ensino superior - Concepções, abordagens e experiência no curso, 11-28. In E. Chaleta (Org). Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior. Mangualde: Pedago |
Abstract: | Nas últimas décadas o modelo SAL debruçou-se sobre três componentes fundamentais do processo de aprendizagem: concepções, abordagens e percepção sobre os contextos de aprendizagem. A partir das experiências descritas pelos estudantes, estes estudos revelaram a existência de relações entre as três componentes, a qualidade da aprendizagem e os resultados académicos (Entwistle 2007; Marton & Säljo, 1997; Chaleta et al, 2009). A coordenação destas componentes foi denominada por Meyer de “orquestração da aprendizagem” (Meyer, 1991; 2000).
Neste estudo a amostra foi constituída por 562 estudantes de 1º ano que responderam aos questionários um mês após a conclusão da avaliação do 1º semestre. De um modo geral podemos considerar que neste conjunto de estudantes existe consonância entre as concepções, as abordagens e a experiência no curso, isto é, que os estudantes apresentam formas apropriadas de “orquestrar” o seu processo de aprendizagem.
Abstract
In the last decades the SAL model focused on three fundamental components of the learning process: concepts, approaches and perceptions about the learning contexts. Based on the experiences described by students, these studies revealed the existence of relations between the three components, the quality of learning and academic results (Entwistle 2007; Saljo & Marton, 1997; Chaleta et al, 2009). The coordination of these components was termed by Meyer as "learning orchestration" (Meyer, 1991, 2000).
In this study, the sample consisted of 562 students of the 1st year who responded to the questionnaires one month after the completion of the evaluation of the 1st semester. In general we can say that in this group of students there is consonance between the conceptions, approaches and experience in the course, i.e. students have appropriate forms of "learning orchestrating” process. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9841 |
ISBN: | 978-989-8339-19-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|