|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9839
|
Title: | Abordagens à aprendizagem e características dos estudantes do ensino superior |
Authors: | Velez, M.J. Chaleta, E. |
Editors: | Chaleta, E. (Org) |
Keywords: | abordagens à aprendizagem ensino superior características dos estudantes |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Pedago |
Citation: | Velez, M.J. & Chaleta, E. (2013). Abordagens à aprendizagem e características dos estudantes do ensino superior, 119-138. In E. Chaleta (Org). Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior. Mangualde: Pedago |
Abstract: | O estudo aqui apresentado procurou identificar as abordagens à aprendizagem em estudantes da Universidade de Évora em função das suas características, nomeadamente, género, ano e escola em que se insere o curso que frequentam, gosto pelo curso, perceção de dificuldade do curso e autoavaliação enquanto alunos. Recorremos ao ASSISTsv (Approaches and Study Skills Inventory for Students – short version). A amostra é constituída por 405 estudantes do 1º e do 3º ano da Universidade de Évora, sendo que 39.8% dos estudantes frequentam cursos pertencentes à Escola de Ciências e Tecnologia e 60.2% pertencentes à Escola de Ciências Sociais. Os resultados obtidos sugerem que os alunos optam preferencialmente por uma abordagem profunda à aprendizagem. Adicionalmente, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas no que respeita às abordagens à aprendizagem preferencialmente utilizadas em função do género, ano de frequência, escola de pertença, gosto pelo curso e autoavaliação enquanto alunos.
Abstract
The study presented here sought to identify approaches to learning in students of the University of Évora, depending on their characteristics including gender, year and school of attendance, perception of course difficulty and self-assessment as students. We applying the ASSISTsv (Approaches and Study Skills Inventory for Students - short version). The sample consisted of 405 students of the 1st and 3rd year of the University of Évora. 39.8 % of students attending courses belonging to the School of Science and Technology and 60.2% belonging to the School of Social Sciences. The results suggest that students choose preferably a deep approach to learning. Additionally we found statistically significant differences with regard to approaches to learning used preferentially by gender, year of attendance, school belonging, feelings for the course and self-assessment as students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9839 |
ISBN: | 978-989-8339-19-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|