|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9821
|
Title: | A formação docente para a prática inclusiva no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas |
Authors: | Almeida, J. Chaleta, E. Oliveira, V |
Editors: | Chaleta, E. (Org) |
Keywords: | Educação Inclusiva Escola Inclusiva Curso de Pedagogia Docente Aluno |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Pedago |
Citation: | - Almeida, J.; Chaleta, E. & Oliveira, V. (2013). A formação docente para a prática inclusiva no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, 65-79. In E. Chaleta (Org). Orquestração da aprendizagem no Ensino Superior. Mangualde: Pedago |
Abstract: | Vários elementos são fundamentais para o sucesso de uma escola inclusiva. Para que esta seja uma realidade é fundamental a mudança de concepção de educação, de escola, de prática pedagógica, de currículo, de avaliação, etc., mas nenhum desses elementos surtirá efeito se não houver a formação e a capacitação dos professores para a prática de uma Educação Inclusiva (UNESCO & MEC-Espanha, Declaração de Salamanca, 1994). O estudo qualitativo que apresentamos, de carácter exploratório, recorre à abordagem fenomenográfica e tem como objetivo mapear a percepção dos docentes e dos alunos sobre a formação docente para a prática da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O estudo foi realizado com 40 participantes, 20 docentes que lecionam no curso de Pedagogia e 20 estudantes que frequentam o último ano do curso. A análise de conteúdo, temática e categorial, foi realizada a partir do discurso dos sujeitos, expresso em questionários abertos construídos para o efeito e os resultados permitiram identificar três temas principais: I) educação inclusiva, II) escola inclusiva e III) educação inclusiva no curso de Pedagogia da UFAL. Apresentam-se ainda as principais categorias identificadas e as diferenças encontradas entre a percepção dos docentes e dos alunos.
Abstract
Several elements are fundamental to an Inclusive School's success. In order to that become a reality it's fundamental to change the conception of education, school, pedagogical practice, curriculum, evaluation, etc. But none of these elements will be effective if there is no training and formation of teachers to enforce an inclusive education (UNESCO & MEC-Spain, Declaration of Salamanca, 1994). The qualitative study we present, of exploratory character, reaches out to a phenomenographic approach and aims to map the perception of teachers and alumni about teaching formation to practice inclusive education on the Pedagogy Course in the Federal University of Alagoas (UFAL). The study was conducted with 40 subjects, 20 teachers of the Pedagogy Course and 20 senior students. The content, thematic and categorical analysis were made from the subjects discourse, expressed in open questionnaires constructed for this purpose, and the results allowed to identify three major themes: I) inclusive education; II) inclusive school; and III) inclusive education on the Pedagogy Course, UFAL. This publication also identified the main categories and the differences between perceptions of teachers and students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9821 |
ISBN: | 978-989-8339-19-5 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|