Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9815

Title: Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no Ensino Superior – IESEA
Authors: Chaleta, E.
Editors: Fialho, I.
Verdasca, J.
Keywords: sentimentos académicos
experiências de aprendizagem
ensino superior
Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem
Issue Date: 2013
Publisher: Pedago
Citation: Chaleta, E. (2013). Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no Ensino Superior – IESEA, 103-116. In I. Fialho & J. Verdasca (Orgs). TurmaMais e Sucesso Escolar. Trajetórias para uma nova cultura de escola. Lisboa: Edições Colibri.
Abstract: O estudo das emoções e dos sentimentos académicos tem vindo a ganhar expressão na última década devido ao reconhecimento do seu impacto na formação do pensamento e na qualidade da aprendizagem dos estudantes. Em associação com as componentes cognitivas emergem emoções e sentimentos que influenciam a motivação, a auto-regulação e o envolvimento dos estudantes na aprendizagem e, consequentemente, a sua realização académica (Chaleta, 2003; Pekrun et al., 2011). A investigação evidenciou a existência de emoções positivas e negativas susceptíveis de activarem ou desactivarem o processo de aprendizagem (Pekrun et al., 2002; Efklides, 2011). Os resultados destes estudos permitem uma maior compreensão tanto dos processos de aprendizagem de excelência como de determinadas dificuldades de aprendizagem em alunos que não revelam qualquer comprometimento cognitivo (Meyer & Turner, 2002; 2006; Goetz et al, 2007; Linnenbrink-Garcia & Pekrun, 2011). No sentido de identificarmos as emoções/sentimentos académicos dos estudantes numa escala mais abrangente, desenhámos um instrumento IESEA (Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem), a partir de estudos qualitativos realizados anteriormente. Apresentamos neste trabalho a primeira versão deste instrumento validada numa amostra de 410 estudantes de cursos de licenciatura da Universidade de Évora das áreas científicas de Ciências Sociais e Ciências e de Tecnologia.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9815
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem.pdf141.75 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois