Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9815
|
Title: | Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no Ensino Superior – IESEA |
Authors: | Chaleta, E. |
Editors: | Fialho, I. Verdasca, J. |
Keywords: | sentimentos académicos experiências de aprendizagem ensino superior Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Pedago |
Citation: | Chaleta, E. (2013). Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no Ensino Superior – IESEA, 103-116. In I. Fialho & J. Verdasca (Orgs). TurmaMais e Sucesso Escolar. Trajetórias para uma nova cultura de escola. Lisboa: Edições Colibri. |
Abstract: | O estudo das emoções e dos sentimentos académicos tem vindo a ganhar expressão na última década devido ao reconhecimento do seu impacto na formação do pensamento e na qualidade da aprendizagem dos estudantes. Em associação com as componentes cognitivas emergem emoções e sentimentos que influenciam a motivação, a auto-regulação e o envolvimento dos estudantes na aprendizagem e, consequentemente, a sua realização académica (Chaleta, 2003; Pekrun et al., 2011). A investigação evidenciou a existência de emoções positivas e negativas susceptíveis de activarem ou desactivarem o processo de aprendizagem (Pekrun et al., 2002; Efklides, 2011). Os resultados destes estudos permitem uma maior compreensão tanto dos processos de aprendizagem de excelência como de determinadas dificuldades de aprendizagem em alunos que não revelam qualquer comprometimento cognitivo (Meyer & Turner, 2002; 2006; Goetz et al, 2007; Linnenbrink-Garcia & Pekrun, 2011).
No sentido de identificarmos as emoções/sentimentos académicos dos estudantes numa escala mais abrangente, desenhámos um instrumento IESEA (Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem), a partir de estudos qualitativos realizados anteriormente. Apresentamos neste trabalho a primeira versão deste instrumento validada numa amostra de 410 estudantes de cursos de licenciatura da Universidade de Évora das áreas científicas de Ciências Sociais e Ciências e de Tecnologia. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9815 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|