Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9740

Title: Desenvolvimento das competências relacionais e ensino clinico
Other Titles: Development of Education and Clinical Competence Relational
Authors: Zangão, Otília
Mendes, Felismina
Editors: Zangão, Otília
Mendes, Felismina
Keywords: Competências relacionais
ensino
teórico-prático
clínico
Issue Date: 22-Mar-2013
Publisher: Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico – Universidade de Évora
Citation: Zangão, Otília; Mendes, Felismina. Desenvolvimento das competências relacionais e ensino clínico, II International Conference Learning and Teaching in Higher Education/Learning Orchestration in Higher Education, In ACTAS II International Conference Learning and Teaching in Higher Education/Learning Orchestration in Higher Education , Évora, 2013.
Abstract: Introdução - A aprendizagem centrada em competências fez parte das reformas curriculares mais recentes no nosso país, definidas pelas diretrizes do Processo de Bolonha e políticas do Ensino Superior na Europa. Aos estudantes de enfermagem, na componente teórica são transmitidos conhecimentos científicos, técnicos e posturas profissionais necessárias para a construção e desenvolvimento das várias dimensões das competências, já na componente de prática clínica o principal objetivo prende-se com a mobilização dos conhecimentos adquiridos perante situações reais, ou seja, em contacto direto com o indivíduo e com a comunidade. Objetivo - Averiguar a relação entre a realização do ensino clínico e o desenvolvimento de competências relacionais. Metodologia - Estudo descritivo – correlacional, quantitativo. Amostra - estudantes da licenciatura em enfermagem, de duas escolas de enfermagem. Utilizou-se um questionário de caracterização, aplicado entre maio de 2010 e julho de 2011. Respeitados todos os procedimentos éticos. Analise e discussão dos dados - Na Escola A os estudantes iniciam a vertente prática, ou seja os ensinos clínicos, no 2º semestre do 2º ano, enquanto os estudantes da Escola B iniciam os ensinos clínicos no 1º ano/2º semestre. Verificámos que a médias das competências relacionais é mais homogénea na Escola B do que na Escola A, o que pode ser justificado por, ao longo do curso, ter diferentes unidades curriculares que versam as competências relacionais e ainda terem um ensino clínico específico para aquisição deste domínio das competências. Conclusão - As características e o início do ensino clínico é um dos fatores que determina o nível de competências relacionais que os estudantes detêm no final do curso.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9740
ISBN: 978-989-96656-4-4
Type: article
Appears in Collections:ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LTHE_2013CD_AtasVersaoFINAL.pdf4.55 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois