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Title: Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa do Ways of Coping Questionnaire (WCQ) numa amostra de estudantes do Ensino Superior
Authors: Velez, Mª João
Chaleta, Elisa
Editors: Centro de Investigação em Educação e Psicologia, CIEP
Keywords: Estratégias de coping
Ways of Coping Questionnaire
Ensino Superior
Issue Date: 2011
Publisher: Pedago
Citation: Velez, M.J. & Chaleta, E. (2011). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa do Ways of Coping Questionnaire (WCQ) numa amostra de estudantes do Ensino Superior. Educação-Temas e Problemas, 9, 45-56
Abstract: Resumo O presente estudo pretende identificar as estratégias de coping usadas pelos estudantes de ensino superior recorrendo ao Ways of Coping Questionnaire (WCQ) e averiguar da existência de diferenças em função do género e do ano de frequência. Num primeiro momento procedemos à aferição do instrumento para a população portuguesa apresentando-se o estudo de validade de constructo. Para o efeito recorremos a uma amostra constituída por 405 estudantes do 1º e do 3º ano da Universidade de Évora, sendo que 39.8% (N=161) dos estudantes frequentam cursos pertencentes à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e 60.2% (N= 244) pertencentes à Escola de Ciências Sociais (ECS). De acordo com os resultados obtidos, as estratégias de coping mais utilizadas pelos estudantes são Procura de Suporte Social e Assumir a Responsabilidade, enquanto as estratégias menos utilizadas são Fuga-Evitamento e Distanciamento. Adicionalmente, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas no que respeita às estratégias de coping utilizadas tanto em função do género como do ano de frequência. Abstract This study aims to identify the coping strategies used by higher education students using the Ways of Coping Questionnaire (WCQ) and verify the existence of differences in gender and year of attendance. At first we validated the instrument for the Portuguese population through the validation of the construct. For this purpose we use a sample of 405 students of the 1st and 3rd year of the University of Évora, and 39.8% (N = 161) of students attending courses belonging to the School of Science and Technology (ECT) and 60.2% (N = 244) belonging to the School of Social Sciences (ECS). According to the results, the coping strategies used by more students are Seeking Social Support and Taking Responsibility, while the least used strategies are Escape-Avoidance and Distancing. Additionally, we found statistically significant differences between coping strategies used both by gender and year.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9734
ISSN: 1646-2831
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

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