|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9732
|
Title: | Abordagens à aprendizagem em estudantes do ensino superior |
Authors: | Chaleta, Elisa Grácio, Luisa Candeias, Adelinda Sebastião, Luis Nico, Bravo Veiga Simão, Ana Santos, Graça |
Keywords: | Abordagens à aprendizagem Resultados Académicos Satisfação do estudante Ensino Superior |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Pedago |
Citation: | Chaleta, E.; Grácio, L.; Candeias, A.; Sebastião, L. Nico, J; Simão, A. & Santos, G. (2011). Abordagens à aprendizagem em estudantes do ensino superior. Educação-Temas e Problemas, 9, 79-89. |
Abstract: | Resumo - As investigações realizadas no âmbito das abordagens à aprendizagem demonstram que existem diferenças significativas entre a abordagem superficial, profunda e estratégica. As duas primeiras descrevem formas de comprometimento dos alunos com as tarefas académicas e a diferença entre ambas reside, fundamentalmente, na intenção do estudante em alcançar a compreensão pessoal ou apenas recorrer a processos de memorização mecânica. A terceira caracteriza essencialmente a atitude face ao contexto escolar com vista à obtenção dos melhores resultados (Entwistle, 2009; Lee, Johanson & Tsai, 2008).
O estudo que se apresenta foi realizado com 562 estudantes de 1º ano de vários cursos de licenciatura da Universidade de Évora após avaliação do primeiro semestre. Os dados que se apresentam reportam-se às abordagens à aprendizagem e ao nível de satisfação dos estudantes tendo em conta a área científica do curso frequentado, o curso e o sucesso académico. De um modo geral encontramos que os estudantes utilizam, predominante, a abordagem profunda e a estratégica para aprender e que existe relação entre os resultados na avaliação e o nível de satisfação dos estudantes.
Abstract - The investigations carried about approaches to learning demonstrate that significant differences exist between the surface, deep and strategic approaches. The first two describe the students' engagement with academic tasks. The difference between them is connected to the student's intention: achieve personal understanding or just memorization processes. The third approach characterizes attitude towards school context with a view to obtaining the best results (Entwistle, 2009; Lee, Tsai & Johanson, 2008). The study that has been conducted with 562 students from 1st year of various degree courses at the University of Évora after evaluation of the first semester. The data presented relate to approaches to learning and the level of enjoyment about scientific area, course and academic success. In general we found that students use, predominantly, the deep and strategic approach to learning and we find also a relationship between academic results and student’s enjoyment. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9732 |
ISSN: | 1646-2831 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|