Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9731

Title: Concepções de aprendizagem em estudantes de Ensino Superior: validação do Conceptions of Learning Inventory (COLI) para uma amostra de estudantes portugueses do ensino superior
Authors: Grácio, Luisa
Chaleta, Elisa
Ramalho, Glória
Velez, Mª João
Leal, Fátima
Silva, João
Sebastião, Luis
Saraiva, Margarida
Rosário, Pedro
Editors: Centro de Investigação em Educação e Psicologia, CIEP
Keywords: Concepções de aprendizagem
COLI
Ensino Superior
Issue Date: 2011
Publisher: Peago
Citation: Grácio, L.; Chaleta, E.; Ramalho, G; Velez, M.J.; Leal, F.; Silva, J. Sebastião, L.; Saraiva, M. & Rosário, P. (2011). Concepções de aprendizagem em estudantes de Ensino Superior: validação do Conceptions of Learning Inventory (COLI) para uma amostra de estudantes portugueses do ensino superior. Educação-Temas e Problemas, 9, 33-44.
Abstract: A investigação fenomenográfica, iminentemente qualitativa, levou à descoberta da existência de diferentes formas de conceptualizar a aprendizagem tendo sido identificadas, por norma, seis concepções (Marton et al., 1993), tradicionalmente classificadas como de tipo reprodutivo ou de tipo transformativo. Simultaneamente, em 2002, Purdie e Hattie construíram um questionário para identificar as concepções de aprendizagem (COLI – Conceptions of Learning Inventory) permitindo o seu estudo em populações mais vastas. Neste estudo apresentamos a validação deste instrumento para a população universitária portuguesa através da sua aplicação a 974 estudantes do Ensino Superior pertencentes ao 1º e ao 3º ano de cursos de licenciatura. Os resultados indicam uma estrutura factorial semelhante à do instrumento original embora não se tenha identificado um dos factores (DUTY) e consistência interna aceitável para os factores. Apresentam-se também os resultados obtidos através do COLI relativamente às concepções de estudantes universitários em função da instituição onde estudam, da área científica, do ano que frequentam e do sexo. Abstract Phenomenographic investigation mostly qualitative has led to the discovery of different conceptualization learning forms. Previous investigation done had always identified the six conceptions identified by Marton and collaborators (1993) which are traditionally classified as reproductive or transformative. Simultaneously in 2002 Purdie and Hattie built a questionnaire to identify conceptions of learning (COLI – Conceptions of Learning Inventory) which allows its study in a broader population. In this study it is presented its validation for the Portuguese university population through its application to 974 students from higher education belonging to the 1st and 3rd years of minor courses. The results show a similar factorial structure to the original instrument in spite of not being able to identify one of the factors (DUTY), and acceptable internal consistency for the scales and sub-scales. The results obtained from the COLI are presented in relation to conceptions of college students as a function of the institution where they study, the scientific area of courses taken, the year of course and the sex.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9731
ISSN: 1646-2831
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

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