Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9510
|
Title: | “E fez-se água!” Uma proposta didática baseada na História da Ciência para abordar a Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia |
Authors: | Figueiredo, Margarida Paixão, Fátima |
Keywords: | Ciência e Tecnologia História da Ciência Proposta didática Ensino da Química |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universitat Autònoma de Barcelona: Institut de Ciències de l'Educació, ICE |
Citation: | Figueiredo, M. & Paixão, F., “E fez-se água!” Uma proposta didática baseada na História da Ciência para abordar a Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia, Enseñanza de las Ciencias, Número Extra 9 Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, pp. 1283-1289, 2013 |
Abstract: | Este trabalho apresenta e descreve uma Unidade didática, desenvolvida no âmbito do Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología), com o objetivo de melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia. No desenho da Unidade didática apresentada foram utilizados materiais, que se enquadram no domínio da História da Ciência, ligados ao nome de Antoine Laurent Lavoisier, por muitos considerado o pai da Química. Esses documentos ilustram um episódio marcante da evolução da Química, enquanto Ciência experimental, em que o desenho de um dispositivo permitiu fazer a síntese da água a partir dos gases Hidrogénio e Oxigénio, chegando às proporções corretas em que estes gases se combinavam. São apresentados e analisados alguns resultados obtidos a partir das respostas a algumas questões do questionário COCTS. |
URI: | http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/inicio.html http://hdl.handle.net/10174/9510 |
ISSN: | 0212-4521 |
Type: | article |
Appears in Collections: | QUI - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica CQE - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|