Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9505

Title: MOTIVAÇÕES, OBSTÁCULOS E BENEFÍCIOS DA QUALIDADE: O ESTADO DA ARTE
Authors: Ferreira, Osvaldo
Saraiva, Margarida
Novas, Jorge
Editors: Sousa, António
Novas, Jorge
Keywords: Gestão da qualidade
Motivações
Obstáculos
Benefícios da qualidade
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Ferreira, Osvaldo, Margarida Saraiva e Jorge Novas (2011), “Motivações, obstáculos e benefícios da qualidade: o estado da arte”, In Sousa, António e Jorge Novas (Coord.), Temas de Economia Empresarial Atas do XIII Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, Universidade de Évora, ISBN: 978-9898550-03-3.
Abstract: Com a globalização da economia, a família de normas e diretrizes internacionais de gestão da qualidade ISO 9000 ganhou uma reputação universal. Ao contrário dos padrões de qualidade relativos aos produtos e serviços, as normas ISO 9000 aplicam-se ao sistema de gestão da qualidade (SGQ), para garantir que as entidades que o tenham implementado e certificado o mantêm de acordo com os requisitos exigidos, processo não isento de custos e dificuldades. A esta tendência para a implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade estão subjacentes motivações, obstáculos e benefícios, cuja investigação tem sido largamente feita em todo o mundo, por vezes com resultados conflituantes, justificando-se assim mais investigação nesta área. O presente artigo insere-se num projeto de investigação no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade de Évora, subordinado ao título “A relevância do sistema de gestão da qualidade e o papel da contabilidade nas pequenas e médias empresas portuguesas”, tendo como objectivo conhecer o estado da arte no que respeita às motivações, obstáculos e benefícios da qualidade. A revisão da literatura sugere que tanto os motivos externos como os internos são importantes, uns e outros mais ou menos intensos, dependendo do tipo de organização e do contexto onde atua. As maiores dificuldades na implementação / certificação do SGQ residem na burocracia, no fraco compromisso com a qualidade, no custo e no tempo despendido. Regra geral, os trabalhos de investigação consultados apontam para um melhor desempenho das organizações que dispõem de um SGQ ISO 9000. Todavia, também neste caso os estudos não são consensuais, havendo resultados onde a correlação entre a certificação do SGQ e o desempenho das empresas é apenas marginal ou não existe.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9505
ISBN: 978-9898550-03-3
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Abstract.pdf7.47 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois