|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9504
|
Title: | SUCESSO ACADÉMICO E PROCESSO DE SELECÇÃO DE CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL |
Authors: | Vieira, Carlos Vieira, Isabel Raposo, Luís |
Editors: | Rego, Conceição Caleiro, António Vieira, Carlos Vieira, Isabel Maria, Baltazar |
Keywords: | selecção de candidatos ao ensino superior |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora |
Citation: | • VIEIRA, C., VIEIRA, I e RAPOSO, L. (2013) Sucesso Académico e Processo de Selecção de Candidatos ao Ensino Superior em Portugal, in Rego, C., Caleiro, A., Vieira, C., Vieira, I. e Baltazar, S. (Coord.) Redes de Ensino Superior: Contributos Perante os Desafios do Desenvolvimento, Edição: Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora, Évora, ISBN: 978-989-20-4215-2, 221-238. |
Abstract: | Em Portugal, o número de vagas disponíveis em vários cursos das instituições de ensino superior públicas é inferior ao número de participantes no concurso nacional de acesso que pretendem ocupá-las e, por esta razão, todos os anos alguns candidatos têm que alterar os seus planos de vida. Uma vez que o nível de educação desempenha um papel crucial no desenvolvimento pessoal, no progresso económico e social dos países, e é igualmente uma fonte de consideráveis despesas, o método de selecção de candidatos deve pautar-se por objectivos de eficácia e eficiência, sob pena de contribuir para uma desadequada afectação de recursos humanos e materiais. Não existe consenso relativamente ao processo mais apropriado e os diferentes países seguem práticas por vezes bastante distintas. Neste estudo fazemos uma avaliação do método de selecção português, através da análise da sua capacidade preditiva. Utilizando dados relativos aos estudantes que frequentaram a Universidade de Évora na última década, comparamos para cada um as notas de candidatura e de graduação e concluímos que a selecção foi globalmente adequada. No entanto, a identificação de áreas de estudo que evidenciam diferenças significativas na relação entre as duas notas sugere que o processo pode ser melhorado, nomeadamente pela alteração dos exames nacionais exigidos ou pela atribuição de um peso mais adequado ao desempenho no ensino secundário. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9504 |
ISBN: | 978-989-20-4215-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|