Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9444
|
Title: | Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática |
Authors: | Lopes, Leonardo Balça, Ângela |
Keywords: | Bibliotecas escolares Leitura |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | Renata Junqueira de Souza e Berta Lúcia Tagliari Feba. Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática. Storbem Gráfica e Editora |
Abstract: | O presente capítulo tem por objetivo mostrar a importância da biblioteca escolar para a formação de leitores, processo que não é definido, mas sim, constituído ao longo de uma trajetória de contato com os saberes da escola e de outras instituições (família, comunidades de bairro, igreja).
Nesse contexto, o foco de análise é compreender os processos existentes para se formar leitores a partir da biblioteca, ou seja: onde ler, o que ler, quando ler, como ler, e ainda a maneira como esta prática cultural é desenvolvida para que a biblioteca escolar cumpra seu papel de instituição social, que forma leitores e assegura o acesso à conhecimento e à cultura, proporcionando às pessoas o direito de ler e de se tornar mais informadas e capacitadas. Para tanto, é necessário que a biblioteca escolar possua procedimentos e mecanismos para cumprir o seu papel de espaço formador de leitores. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9444 |
ISBN: | 978-85-66044-09-6 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|