|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9402
|
Title: | Os domínios de atuação da Universidade - investigação, ensino e prestação de serviços à comunidade - devem ser pensados globalmente como ações complementares e articuladas? O estudo caso do curso intensivo landscape embassador. |
Authors: | Freire, Maria Ramos, Isabel |
Keywords: | ensino investigação prestação de serviços à comunidade interdisciplinaridade |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | FORGES Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa |
Citation: | Ramos, I. & Freire, M. Os domínios de atuação da Universidade - investigação, ensino e prestação de serviços à comunidade - devem ser pensados globalmente como ações complementares e articuladas? O estudo caso do curso intensivo landscape embassador. In Acats da 3.ª Conferência FORGES “Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa”, Recife, 2013. |
Abstract: | Da Declaração mundial sobre educação superior para o século vinte e um: visão e ação, ressalta que a missão do ensino superior é educar, formar e fomentar a investigação, missões e valores que visam contribuir para o desenvolvimento sustentável e o melhoramento da sociedade como um todo. O ensino superior envolve assim competências, responsabilidades individuais e sociais e conteúdos humanistas e técnicos, articulados com a formação de indivíduos altamente qualificados, a investigação e a prestação de serviços à comunidade. Em Portugal, o ‘Estatuto da Carreira Docente Universitária’ confirma-o, pelos domínios de avaliação dos docentes.
A investigação desenvolvida por vários autores atesta que os professores investigadores têm mais capacidades de integração dos vários âmbitos ligados à área disciplinar, maior consciência da perspectiva internacional daquela área e facilidade em atualizar o que ensinam; inversamente, o ensino contribui para a investigação, porque força os professores a clarificarem o enquadramento da investigação e porque enriquece a interação necessária entre ensino e investigação.
A prestação de serviços à comunidade e a investigação, observadas em articulação com o ensino na perspectiva da fundamental interdisciplinaridade, é uma dinâmica que deve ser particularmente reforçada. A aplicação prática apresenta vantagens tanto na perspectiva do conhecimento teórico disciplinar, como da prática profissional e do ensino. Na perspectiva do ensino, as principais oportunidades suscitadas com tal articulação são: a realização de ambientes de trabalho mais reais, a execução de tarefas validadas por condicionantes e oportunidades mais autênticos, a
1
possibilidade de envolvimento de atores verídicos, a circunstância de uma verdadeira aproximação aos problemas atuais da sociedade, a possibilidade de os alunos verem o seu trabalho aproveitado e/ou publicado e o maior envolvimento e responsabilização dos alunos decorrentes destes benefícios. Testemunham-no as já significativas experiências que vão sendo realizadas ao nível internacional e nacional, que ilustraremos com o curso intensivo landscape ambassador. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9402 |
ISBN: | 978-989-97890-3-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|