Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9395
|
Title: | Paisagem. Ensino tradicional em mudança? |
Authors: | Freire, Maria Ramos, Isabel |
Editors: | Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico, UE |
Keywords: | paisagem ensino interdisciplinaridade prestação de serviços à comunidade participação |
Issue Date: | Mar-2013 |
Publisher: | Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico, UE |
Citation: | Freire, M. & Ramos, I. Paisagem. Ensino tradicional em mudança? In Actas da II International Conference Learning and Teaching in Higher Education and Learning Orchestration in Higher Education, Évora, 2013. |
Abstract: | Uma das medidas para a implementação dos objectivos da Convenção Europeia da Paisagem (CEP), prende-se com a responsabilidade de formar especialistas e desenvolver cursos universitários nos domínios do conhecimento e dos valores ligados às paisagens. Para além destes domínios, os alunos devem adquirir competências que lhes permitam intervir na conjuntura atual e numa perspectiva futura, de modo mais interdisciplinar e aproximado à complexidade da realidade. Por outro lado, a CEP considera fundamental a participação ativa de todos os atores, no sentido de melhorar o conhecimento das paisagens, ponderando os valores que lhe são atribuídos pelos diferentes intervenientes. Domínios propícios à articulação dos campos de ação das universidades – de prestação de serviços à comunidade, investigação e ensino.
Esta pesquisa realça a necessidade de promover algumas mudanças – ao nível das atitudes dos professores e dos alunos e dos valores disciplinares a reforçar – observando a articulação de domínios disciplinares particularmente ligados à intervenção na paisagem.
Na perspectiva do ensino, as principais oportunidades suscitadas com tal articulação incluem: ambientes de trabalho mais reais, tarefas validadas por condicionantes e oportunidades mais autênticos, envolvimento de atores verídicos, experimentação de problemas atuais e maior responsabilização dos alunos. Exemplificamo-lo através da experiência didática do curso Landscape Ambassador (Programa Intensivo ERASMUS, entre escolas europeias e diferentes áreas disciplinares).
Estas são mudanças que envolvem toda a comunidade académica, no sentido de pensar de forma crítica e reflexiva sobre as práticas correntes e de conceberem formas sensatas e criativas de as melhorarem. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9395 |
ISBN: | 978-989-96656-4-4 |
Type: | article |
Appears in Collections: | MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|