Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9349
|
Title: | Arquitetura e arquitetura da paisagem. Ensino do projeto – estratégias. |
Authors: | Freire, Maria |
Editors: | UFBA |
Keywords: | ensino estratégias projeto de arquitetura projeto da paisagem |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | UFBA |
Citation: | Freire, Maria. Arquitetura e arquitetura da paisagem. Ensino do projeto – estratégias. In VI Projetar – 2013. O Projeto como Instrumento para a Materialização da Arquitetura: ensino, pesquisa e prática, Salvador, Brasil, 2013. |
Abstract: | O objetivo do artigo consiste em refletir sobre as estratégias mais comuns ao ensino do projeto na arquitetura e arquitetura da paisagem, especialmente as ligadas às atividades práticas solicitadas em estúdio, que se traduzem nos recursos tradicionalmente ativados. Entre as estratégias que mais acompanham o ato de ensinar a projetar na arquitetura encontram-se os modos mimético, inovação, normativo e tipológico. Nestes procedimentos ou lógicas são nucleares as relações entre dedução e intuição e entre reflexão e invenção, onde se revela o vocabulário formal através do material, das tipologias e dos elementos e estruturas de humanização. À arquitetura da paisagem, dada a maior complexidade que lhe está associada, acrescem outras tantas estratégias, manifestados em componentes ligadas à história, ao significado e estrutura, à interdisciplinaridade e à reinterpretação. A reflexão finda com a defesa de uso conjunto de tais estratégias no ensino do projeto em ambas as arquiteturas, a acionar de modo mais isolado ou integrado, em função do momento do plano de estudo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9349 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CHAIA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|