|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9344
|
Title: | Mulheres Licenciadas e a Promoção do Desenvolvimento em Países de Língua Oficial Portuguesa: Que diferença faz o Ensino Superior? |
Authors: | Joaquina Ramos, Isabel Lucas, Maria Raquel Rego, Maria da Conceição Silva Carvalho, Maria Leonor |
Keywords: | Mulheres Ensino Superior Desenvolvimento Sustentável Países de Língua Oficial Portuguesa |
Issue Date: | Dec-2013 |
Publisher: | Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa |
Abstract: | A relação entre o ensino superior e o desenvolvimento está em geral bem estabelecida. Os países e as regiões com elevados níveis de qualidade de vida também mostram níveis elevados de literacia. Inversamente, nos países em desenvolvimento, e noutros com grandes proporções de cidadãos com baixos níveis de qualidade de vida, coexistem habitualmente baixas taxas de qualificação da população associadas com as mais altas taxas de pobreza e exclusão social, desemprego, analfabetismo, mortalidade infantil, incidência de HIV, malária e tuberculose, entre outras. Acresce que, neste países, a desigualdade de género nas esferas sociais, políticas e económicas é relevante e evidente.
Níveis mais elevados de educação promovem maior bem-estar e qualidade de vida, por via dos rendimentos auferidos. No caso particular das mulheres, as mais qualificadas terão tendência a melhorar o seu estatuto na sociedade e a modificar positivamente o seu estilo de vida. Por outro lado é expectável que motivem, de forma natural, à sua descendência a importância da aprendizagem e da aquisição de conhecimentos. Esta questão é particularmente pertinente em sociedades de tipo matriarcal onde as mulheres desempenham um papel determinante na economia. Do ponto de vista da sustentabilidade dos territórios, podem contribuir ainda para a construção de uma sociedade mais sustentável.
O presente trabalho tem como objectivo discutir a importância da obtenção de uma licenciatura na valorização social e económica das mulheres nos países de língua oficial portuguesa e, consequentemente, na promoção do desenvolvimento da sociedade.
Para tal utilizam-se dados de tipo qualitativo, provenientes de estudos sobre o tema já desenvolvidos por outros investigadores, bem como dados de tipo quantitativo disponíveis nas estatísticas de organismos internacionais. A título de exemplo, apresentam-se os primeiros resultados de um estudo exploratório de natureza qualitativa, com base numa entrevista aplicada a uma amostra de conveniência de mulheres angolanas licenciadas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9344 |
ISBN: | 978-989-97890-3-6 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings CEFAGE - Artigos em Livros de Actas/Proceedings MED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|