|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/9243
|
Title: | Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino |
Authors: | Chaleta, Elisa Grácio, Luisa Machado, Constança Ferreira, Isabel Correia, Rosalina |
Editors: | Pires, António Saraiva, Margarida Rosa, Álvaro |
Keywords: | concepções de aprendizagem abordagens ao estudo preferência pelo ensino sucesso académico ensino superior |
Issue Date: | 2010 |
Abstract: | Resumo
Numerosos estudos, enquadrados pelo modelo SAL (Students Approaches to Learning), realizados com estudantes de várias nacionalidades, identificaram três componentes fundamentais como descritoras da qualidade da aprendizagem dos estudantes do ensino superior: concepções de aprendizagem, abordagens à aprendizagem/ensino e percepção do contexto de ensino.
A investigação aqui apresentada procurou identificar as concepções de aprendizagem, abordagens ao estudo e preferências pelo ensino em estudantes que frequentavam três instituições de Ensino Superior da região Alentejo (Évora, Beja e Portalegre) recorrendo ao ASSIST (Approaches and Study Skills Inventory for Students). De um modo geral encontramos confirmada a estrutura factorial do instrumento para a população portuguesa e, tal como nos vários estudos transculturais, correlação positiva entre abordagens mais profundas e sucesso académico dos estudantes.
Abstract
Several studies framed by the SAL model (Students approaches to Learning), conducted with students of various nationalities identified three key components as descriptors of the quality of student learning in higher education: conceptions of learning, approaches to learning/studying and preference for teaching.
The results of the present research identify the conceptions of learning, approaches to studying and preferences of teaching of students attending three institutions of higher education in the Portuguese region of Alentejo (Évora, Beja and Portalegre) using the ASSIST (Approaches and Study Skills Inventory for Students). In general the factorial structure of the instrument to the Portuguese population was confirmed and, as in several cross-cultural studies, a positive correlation between deeper approaches and academic success of students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/9243 |
ISSN: | 2183-0940 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|