Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9243

Title: Qualidade da Aprendizagem no Ensino Superior - Concepções, Abordagens à Aprendizagem e Preferência pelo Ensino
Authors: Chaleta, Elisa
Grácio, Luisa
Machado, Constança
Ferreira, Isabel
Correia, Rosalina
Editors: Pires, António
Saraiva, Margarida
Rosa, Álvaro
Keywords: concepções de aprendizagem
abordagens ao estudo
preferência pelo ensino
sucesso académico
ensino superior
Issue Date: 2010
Abstract: Resumo Numerosos estudos, enquadrados pelo modelo SAL (Students Approaches to Learning), realizados com estudantes de várias nacionalidades, identificaram três componentes fundamentais como descritoras da qualidade da aprendizagem dos estudantes do ensino superior: concepções de aprendizagem, abordagens à aprendizagem/ensino e percepção do contexto de ensino. A investigação aqui apresentada procurou identificar as concepções de aprendizagem, abordagens ao estudo e preferências pelo ensino em estudantes que frequentavam três instituições de Ensino Superior da região Alentejo (Évora, Beja e Portalegre) recorrendo ao ASSIST (Approaches and Study Skills Inventory for Students). De um modo geral encontramos confirmada a estrutura factorial do instrumento para a população portuguesa e, tal como nos vários estudos transculturais, correlação positiva entre abordagens mais profundas e sucesso académico dos estudantes. Abstract Several studies framed by the SAL model (Students approaches to Learning), conducted with students of various nationalities identified three key components as descriptors of the quality of student learning in higher education: conceptions of learning, approaches to learning/studying and preference for teaching. The results of the present research identify the conceptions of learning, approaches to studying and preferences of teaching of students attending three institutions of higher education in the Portuguese region of Alentejo (Évora, Beja and Portalegre) using the ASSIST (Approaches and Study Skills Inventory for Students). In general the factorial structure of the instrument to the Portuguese population was confirmed and, as in several cross-cultural studies, a positive correlation between deeper approaches and academic success of students.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9243
ISSN: 2183-0940
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

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