Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9105

Title: Avaliação e Impacte Ambiental e Económico de Medidas Agro-ambientais no Contexto da Evolução da PAC: O caso da Sementeira Directa no Sistema de Produção de Culturas Arvenses de Sequeiro da Região Alentejo
Authors: Rosado, Maria Maurícia
Fragoso, Rui
Marques, Carlos
Keywords: medidas agro-ambientais
avaliação económica e ambiental
RPU
Issue Date: Jul-2010
Citation: Rosado, M., Fragoso, R., Marques, C. (2010). “Avaliação e Impacte Ambiental e Económico de Medidas Agro-ambientais no Contexto da Evolução da PAC: O caso da Sementeira Directa no Sistema de Produção de Culturas Arvenses de Sequeiro da Região Alentejo “. Comunicação oral no VI Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) / IV Congresso de Gestão e Conservação da Natureza, Universidade dos Açores, Ponta Delgada – Açores, 15 a 17 de Julho de 2010.
Abstract: A consciencialização da necessidade de desenvolver sistemas agrícolas sustentáveis, de reduzir os impactes ambientais das práticas agrícolas e o compromisso da UE integrar as questões ambientais na política agrícola (PAC) traduziu-se na obrigatoriedade do cumprimento da ecocondicionalidade e na implementação de medidas agro-ambientais nos Estados-Membros. O principal objectivo deste artigo é avaliar ambiental e economicamente o sistema de produção agrícola de sequeiro da região Alentejo e os efeitos da medida agro-ambiental - sementeira directa no contexto de evolução da PAC, nomeadamente com a Agenda 2000 e com a aplicação do Regime de Pagamento Único (RPU). Determinam-se indicadores agro-ambientais e económicos de actividades e tecnologias agrícolas para posterior incorporação num modelo de programação linear da exploração agrícola tipo desse sistema de produção. Os resultados do modelo indicam que a sementeira directa permite obter melhores níveis de rendibilidade e menores impactes ambientais na generalidade dos temas ambientais. A aplicação do RPU e em simultâneo a não obrigatoriedade de set aside, melhora a rendibilidade pois o efeito do aumento da área cultivada é superior ao efeito da modulação. Com o RPU e, consequente desligamento das ajudas, verifica-se uma redução acentuada do preço sombra da terra e dos valores duais dos indicadores ambientais, significando que o decréscimo de margem líquida associado à redução de uma unidade de impacte ambiental é menor que nas medidas políticas anteriores, o que favorece a implementação de medidas ambientais que exigirão encargos orçamentais adicionais muito menores.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9105
Type: lecture
Appears in Collections:ZOO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Paper 20 - VI Congresso APDEA 2010.pdf150.23 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois