Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9076

Title: A cooperação nas organizações educativas em contexto de imprevisibilidade e incerteza
Authors: Braga, Domingos
Beirante, David
Editors: APSIOT
Keywords: Cooperação
Organização Educativa
Estrutura Organizacional
Sistemas de Acção Concretos
Comportamento Organizacional
Issue Date: 2013
Publisher: APSIOT
Citation: Braga, Domingos e Beirante, Davida (2013), A cooperação nas organizações educativas em contexto de imprevisibilidade e incerteza, Actas do XV Encontro Nacional em SIOT, Lisboa, APSIOT.
Abstract: É inegável a existência de um hiato de conhecimento em relação às circunstâncias que conduzem à cooperação nas organizações educativas. Todavia, à medida que o contexto organizacional se torna mais instável e turbulento, maior é a necessidade de instalar um ambiente cooperativo na organização, possibilitando colocar o know-how colectivo ao serviço da criação de um conjunto de soluções diversas para os problemas e situações que se alternam e diferenciam em ritmo acelerado. Neste contexto, a concepção clássica e instrumental da organização necessita de ser substituída por uma concepção mais fluída e menos tecnocrática que permita implementar um clima mais favorável à participação activa dos actores organizacionais. Ao se saber que a estrutura e comportamentos não são duas partes dissociáveis de uma organização educativa, o objectivo principal deste trabalho, apoiado num inquérito aplicado a uma amostra probabilística dos membros de um agrupamento escolar, centra-se na análise dos processos de cooperação entre actores empíricos, situados no contexto de acção desta organização educativa. Nesta óptica, interessava-nos fundamentalmente compreender como é que localmente se desenvolve a interacção entre indivíduos, ou seja, que tipo de mecanismos particulares permitem construir a cooperação entre actores empíricos neste tipo de organização. As evidências obtidas através do estudo empírico, aplicando modelos estatísticos adequados ao contexto de investigação, permitiram apresentar alguns factores determinantes para a implementação do trabalho cooperativo que, sem cair em generalizações abusivas, podem ser idênticos para as organizações educativas no geral. Uma das principais conclusões desta investigação é a de que a cooperação na organização educativa assenta, em grande parte, nos mecanismos do altruísmo recíproco e da cooperação espontânea. Outra é não ser possível desenvolver um sistema organizacional cooperativo abafando a iniciativa e a criatividade, correndo o risco de condicionar a inovação e de limitar o empenho dos actores organizacionais. O importante será então manter a tensão criadora entre as regulações autónomas, formais e informais, da organização. Deste modo, a organização educativa deve funcionar numa estrutura mais flexível e permeável à participação colectiva dos seus membros.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9076
ISBN: 978-989-95465-3-0
Type: article
Appears in Collections:SOC - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo_Cooperação nas organizações educativas.pdf12.6 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois