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http://hdl.handle.net/10174/8980
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Title: | Algumas características das redes de ensino superior na Europa |
Authors: | Rego, Conceição Abreu, Adriana Cachapa, Filipa |
Editors: | Rego, Conceição Caleiro, Antonio Vieira, Carlos Vieira, Isabel Baltazar, Maria da Saudade |
Keywords: | Educação Europa Instituições de Ensino Superior Redes |
Issue Date: | Oct-2013 |
Publisher: | CEFAGE – Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia |
Citation: | Rego, Conceição; Abreu, Adriana; Cachapa, Filipa (2013), Algumas características das redes de ensino superior na Europa, in Redes de Ensino Superior: Contributos Perante os Desafios do Desenvolvimento, (coord.) Conceição Rego, António Caleiro, Carlos Vieira, Isabel Vieira e Maria da Saudade Baltazar, CEFAGE – Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia, Universidade de Évora, ISBN: 978-989-20-4215-2, Outubro. |
Abstract: | Os países da Europa têm todos eles redes de ensino superior através das quais procuram garantir que as respectivas populações possam melhorar os seus níveis de escolaridade, conhecimento, empregabilidade, produtividade e consequentemente melhorar os níveis de desenvolvimento dos respectivos territórios. Estas redes de ensino superior são constituídas por instituições de diferentes naturezas: universitária ou politécnica, pública ou privada. Instituições internacionais, como a OCDE ou a EUA (European University Association), entre outras, procuram avaliar a coerência destas redes com as necessidades da população e os objectivos de política do país. No caso português, por exemplo, parece haver algum consenso ao afirmar que a oferta existente no conjunto dos estabelecimentos de ensino superior é superior às necessidades da procura que atualmente chega ao ensino superior. Não obstante, são ainda muitos os jovens que não prosseguem estudos para o ensino superior. Portugal está muito longe ainda de alcançar 40% de população diplomada (na faixa etária dos 30-34 anos) tal como preconizado pela União Europeia na recentemente definida Estratégia Europa 2020. Assim sendo, parece-nos pertinente avaliar um conjunto de indicadores que nos permita posicionar o nosso país em termos da capacidade instalada na rede de ensino superior, quando comparada com as redes existentes noutros países da Europa (12 países). A verificação de indicadores simples, como, entre outros, o número de estabelecimentos por km2, o número de estabelecimentos por milhão de habitantes ou a dimensão média dos estabelecimentos de ensino superior permite-nos começar a olhar de forma crítica para a estrutura do sistema de ensino superior. No fundo, a nossa intenção, com esta breve análise, é procurar iniciar como que uma análise de benchmarking no sentido de perceber quais as características dos sistemas de ensino superior mais bem sucedidos da Europa, assinalando as diferenças com o caso do sistema português. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8980 |
ISBN: | ISBN: 978-989-20-4215-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
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