|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8746
|
Title: | A qualidade do ensino percebida por alunos de enfermagem e de gestão |
Authors: | Bonito, Jorge Rebelo, Hugo |
Editors: | Silva, B. Almeida, A. Barca, A. Peralbo, M. Franco, A. Monginho, R. |
Keywords: | Qualidade do ensino ensino superior representações alunos |
Issue Date: | Sep-2013 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho |
Citation: | Bonito, J., & Rebelo, H. (2013). A qualidade do ensino percebida por alunos de enfermagem e de gestão. In B. Silva, L. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, A. Franco e R. Monginho (Orgs.), Atas do XII congresso internacional galego-português de psicopedagogia (pp. 4502-4507) Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. [ISBN 978-989-8525-22-2] |
Abstract: | Introdução: nas últimas décadas intensificou-se o debate sobre a qualidade da educação, conceito em evolução, que não apresenta uma definição única, restrita, e consensual. Dos vários atores intervenientes, os alunos destacam-se como avaliadores privilegiados do ensino que lhes é ministrado. Experienciam um amplo leque de variáveis que, associadas à sua motivação e expectativas, influenciam o desempenho académico e conduzem a um grau de satisfação com o seu curso, em particular, e com a qualidade da educação que recebem, em geral.
Objetivo: este trabalho procurou identificar as perceções de qualidade de ensino veiculadas pelos alunos dos cursos de enfermagem e de gestão na região do Alentejo.
Metodologia: neste artigo analisam-se 500 respostas, recolhidas através da aplicação, em dois momentos diferentes, de um questionário construído para o efeito, em suporte papel, a 268 alunos no primeiro ano do curso em 2008, e 232 alunos no terceiro ano do curso em 2010. Os alunos pertenciam às três instituições de ensino superior do Alentejo, e frequentavam os cursos de Enfermagem e de Gestão. A questão colocada foi: «Que aspetos do curso gostaria de ver mudados, de forma a aumentar a qualidade de ensino?». As respostas foram analisadas com recurso ao software informático webQDA, versão 1.4.3, de acordo com as técnicas de análise de conteúdo preconizadas por Bardin (1977).
Resultados: na análise efetuada foram selecionadas 7469 palavras, que originaram 759 referências, distribuídas em 10 categorias, das quais se destacam «Organização do processo de ensino e aprendizagem» (23,1%), «Plano curricular» (21,6%), e «Ensino mais prático» (19,9%), como as mais representativas. Verifica-se que a importância do plano curricular do curso aumenta durante o decorrer do mesmo, sobretudo associada à adequação ao mercado de trabalho. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8746 |
ISBN: | 978-989-8525-22-2 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|