Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8674

Title: O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas
Authors: Fialho, Isabel
Cristóvão, Ana Maria
Salgueiro, Hélio
Cid, Marília
Keywords: Projeto TurmaMais
acompanhamento técnico-pedagógico
acompanhamento científico
impacto.
Issue Date: Jul-2013
Citation: Fialho, I.; Cristóvão, A. M.; Salgueiro, H. & Cid, M. (2013, 3 e 4 de julho). O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto nas escolas - Comunicação oral apresentada no I Colóquio Cabo-Verdiano de Educação, realizado na Praia, Cabo Verde.
Abstract: O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acompanhamento ou assessoria (…) [constituem] um recurso necessário para facilitar a utilização do conhecimento educativo nos processos de ensino e potenciar as boas práticas” (Bolívar, 2012, p.159). O clima de proximidade entre as escolas e as equipas de apoio, a abertura e disponibilidade, a vontade das escolas em experienciar novas formas organizacionais e pedagógicas têm sido o motor das mudanças na cultura da escola, visíveis no crescimento das taxas de sucesso e na diminuição do abandono escolar. O presente texto aborda a metodologia usada no apoio/acompanhamento do projeto TurmaMais, que acontece de forma contextualizada próxima, regular e horizontal e se desenvolve a dois níveis (técnico-pedagógico e científico), sendo concretizado por duas equipas que desempenham funções distintas mas complementares e articuladas. Também evidenciamos o impacto desse acompanhamento, através de diversos testemunhos.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8674
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Comunicação - Cabo Verde - O ACOMPANHAMENTO CIENTÍFICO E TÉCNICO-PEDAGÓGICO DO PROJETO TURMAMAIS. IMPACTO NAS ESCOLAS (IFialho).pdf81.52 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois