Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8662

Title: Qualidade no relacionamento entre profissionais de saúde e doentes
Authors: Fernandes, Manuel Agostinho Matos
Editors: Silva, Carlos
Saraiva, Margarida
Teixeira, Antonio
Keywords: qualidade
modelos de relacionamento
profissionais de saúde
doentes
Issue Date: 2010
Publisher: Silabo
Citation: Fernandes, M. (2010).Qualidade no relacionamento entre Profissionais de saúde e doentes. TMQ qualidade,Tematico(1),93-114
Abstract: O presente estudo integra-se na temática do relacionamento entre profissionais de saúde e doentes, numa perspectiva de gestão da qualidade . Procura dar resposta aos novos desafios de promover o envolvimneto do doente e o seu direito à autonomia. especificamente procura descobrir, qual a dinâmica do relacionamento entre profissionais de saúde doentes, que melhor se adapte à gestão da qualidade na saúde e seja ao mesmo tempo adequada à realidade clínica e sociológica actual. para tal utilizou-se uma metodologia qualitativa designada de fenomenografia, que é um método que se integra numa abordagem interpretativa da realidade procurando descobrir como é que um determinado local se tornou em serviço de qualidade. Para informantes seleccionou enfermeiros, médicos e doentes de um serviço de nefrologia, com entrevistas semi-estruturadas, sendo de seguida realizada a analise de conteúdo. Como resultados apresentam-se os fatores importantes no envolvimento do doente, bem como os modelos de relacionamento encontrados que se dividem em modelos de interacção pessoal e modelos de relacionamento clinico. Descobriu-se que estes modelos não são estáticos, mas dinâmicos, levando a que se apresente um modelo explicativo da evolução da relação entre profissionais de saúde e doentes crónicos em diálise renal, ao longo do tempo, dando alguns contributos para a gestão da qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8662
ISSN: 1647-6263
Type: article
Appears in Collections:ENF - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Qualidade no relacionamento entre profissionais de saúde e doentes.pdf7.36 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois