Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8503

Title: Os contraditórios na Avaliação Externa das Escolas. Consensos e divergências
Authors: Fialho, Isabel
Saragoça, José
Silvestre, Maria José
Matos, Conceição
Correia, Ana paula
Sónia, Gomes
Keywords: Avaliação externa de escolas
contraditórios
Issue Date: 6-Apr-2013
Abstract: Nesta comunicação, apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido no âmbito de projeto de investigação - Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior (AEEENS). Este estudo corresponde à análise de contraditórios produzidos pelas escolas, em resposta aos relatórios de avaliação externa. Estes contraditórios foram retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avaliadas simultaneamente, nos dois ciclos de avaliação – 1º ciclo (2006-2011) e 2º ciclo de (2011-2012), nas quatro áreas territoriais onde a IGEC exerce a sua atividade (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve). A amostra inclui 100 escolas 50% das quais obtiveram as classificações mais altas nos relatórios e 50% tiveram as classificações mais baixas. Foram analisados todos os contraditórios (N=69) desta amostra de escolas o que significa que apenas 35% exerceram o direito do contraditório. Este estudo teve por objetivo central percecionar e dar conta dos ‘consensos’ e das ‘divergências’ entre relatórios e contraditórios com vista à construção de significados, a partir de elementos discursivos explícitos e/ou implícitos. Na análise dos dados e apuramento dos resultados procedeu-se à análise discursiva do conteúdo dos contraditórios, a partir da produção de uma matriz de categorização previamente estabelecida, a qual incluiu 10 categorias de análise: 1) modelo de avaliação, 2) noções de avaliação, 3) subjetividade dos avaliadores, 4) discordância relativamente ao relatório e aos seus conteúdos de factos e de interpretação, 5) impactos e efeitos dos relatórios na escola, 6) impacto e efeitos do relatório na comunidade, 7) impacto e efeitos na sala de aula, 8) consequências do contraditório, 9) idoneidade dos avaliadores 10) sugestões de melhoria ao modelo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8503
Type: conferenceObject
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo - Avaliação externa de escolas. Percursos, consensos e divergências.pdf76.71 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois