Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8366
|
Title: | O cinema como recurso pedagógico na aula de História |
Authors: | Alface, Henriqueta Magalhães, Olga |
Editors: | Bedin, Gilmar |
Keywords: | História cinema competências construtivismo |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Unijuí |
Citation: | Alface, H. & Magalhães (2011). O cinema como recurso pedagógico na aula de História. in M. Cainelli & M. A. Schmidt (org). Educação Histórica. Teoria e Pesquisa (pp. 249-267). Ijuí: Unijuí. |
Abstract: | Este estudo pretendeu pesquisar acerca da influência do cinema histórico de ficção na construção do conhecimento histórico de alunos de História do Ensino Secundário. Foi realizado com uma turma do 10º ano de escolaridade de 20 alunos e foi antecedido de um estudo prévio. O trabalho baseou-se no visionamento do filme “O Gladiador” e na realização de fichas de trabalho: a “Ficha de Enquadramento Histórico do Filme”, para contextualizar a época histórica em que decorria o filme; a “Ficha de Análise do Filme”, para recolha de dados e finalmente a “Ficha de Trabalho de Comparação entre Fontes Históricas e o Filme”.
As respostas fornecidas pelos alunos foram organizadas em categorias. As perguntas que pediam uma resposta mais directa e simples permitiram a criação de três categorias: básica primária, básica secundária e definição elaborada. Para as perguntas que exigiam uma resposta mais complexa criaram-se cinco categorias: incoerente, básica primária, básica secundária, definição emergente e definição elaborada.
As principais conclusões foram: a) o cinema de ficção desempenha um importante contributo na construção do conhecimento histórico dos alunos do ensino secundário; b) o visionamento de filmes de ficção na aula de História deve ser acompanhado com o confronto de fontes históricas para os alunos distinguirem ficção de conhecimento histórico; c) o cinema desempenha um papel muito importante no desenvolvimento das competências específicas de História do Ensino Secundário e do espírito crítico dos alunos; entre outras. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8366 |
ISBN: | 978-85-7429-944-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|