Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8365

Title: Tempo geológico e desenvolvimento sustentável: contributos da investigação educacional para a compreensão das suas relações
Authors: Martins, Luisa
Bonito, Jorge
Marques, Luis
Keywords: Tempo geológico
Desenvolvimento sustentável
Didática das ciências
Geologia
Issue Date: 2010
Publisher: 45.º Congresso Brasileiro de Geologia.
Abstract: Na sociedade actual, caracterizada pela complexidade, pelo ritmo acelerado de mudança e pela incerteza, reconhece-se que a educação em ciência, promotora de cidadãos cientificamente cultos, deve ser um objectivo social prioritário. O desafio da alfabetização científica é, por exemplo, uma opção estratégica para que a sociedade possa responder melhor às exigências da emergência planetária. Estudos sobre literacia científica e iniciativas como a “Década da Literacia” e “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável” têm contribuído para chamar a atenção relativamente à necessidade de efectuar trabalho nas escolas que ajude a promover o desenvolvimento sustentável, o que pode ser conseguido, também, a partir da abordagem do conceito de tempo geológico. Apesar da grande importância atribuída às Ciências da Terra, a investigação tem revelado que há dificuldades, por parte dos cidadãos em termos gerais (alunos, pais, professores), acerca da compreensão do tempo geológico, conceito complexo, mas central e transversal, considerado o coração da Geologia. Tendo em conta o contexto apresentado, foi elaborado, durante o ano de 2009, no âmbito do Doutoramento em Didáctica e Formação – Ramo de Didáctica e Desenvolvimento Curricular da Universidade de Aveiro, o projecto de investigação intitulado Uma abordagem ao tempo geológico: contributos para o desenvolvimento sustentável. Com este estudo, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de um quadro teórico, no âmbito da educação em geral e das Geociências em particular, visando o desenvolvimento dos alunos como cidadãos cientificamente cultos, numa lógica de sustentabilidade. Para isso, proceder-se-á à concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação de estratégias definidas com base nesse quadro teórico, no âmbito da Geologia, no ensino secundário. O estudo, a realizar entre 2009 e 2011, compreende três fases: desenvolvimento de um quadro conceptual de fundamentação, concepção do quadro metodológico da intervenção didáctica e elaboração de uma proposta metodológica fundamentada. Para compreender as concepções dos alunos sobre o tempo geológico, foram recolhidos dados a partir de um questionário de auto-relato, realizado no início de 2010, que tem os seguintes objectivos: a) identificar a importância que os alunos atribuem à literacia científica; b) diagnosticar as concepções dos alunos acerca dos conceitos de tempo e de tempo geológico; c) identificar os factores que condicionam a compreensão do conceito de tempo geológico; d) diagnosticar a importância que os alunos atribuem ao tempo geológico na aprendizagem da Geologia e na promoção do desenvolvimento sustentável. Este questionário teve por base a pesquisa realizada no âmbito do projecto “Deep time in schooling: contributions of students’ perceptions for the development of scientifically literate citizens” do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal) e os dados obtidos no projecto PISA. Nesta comunicação pretende-se apresentar o resultado do trabalho desenvolvido para a elaboração e validação do questionário: aplicação da 1ª versão do questionário em duas turmas de Biologia e Geologia (11º ano: alunos de 16-17 anos de idade); apreciação da 2ª versão do questionário por um grupo de três peritos de três universidades portuguesas (Universidade de Évora, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro).
URI: http://hdl.handle.net/10174/8365
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Martins_Bonito_Marques.pdf450.28 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois