Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8362

Title: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL: DOIS ESTUDOS NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS DA TERRA
Authors: Bonito, Jorge
McDade, Graça Monteiro
Rebelo, Dorinda
Morgado, Margarida
Martins, Luísa
Medina, Jorge
Marques, Luis
Keywords: formação de professores
astrogeologia
tempo geológico
didática das iências da Terra
Issue Date: Feb-2010
Publisher: Ministerio de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba
Abstract: As finalidades da Educação em Ciência colocam hoje novos desafios aos professores, nomeadamente, em relação ao contexto em que deverão mobilizar os saberes didácticos da área da especialidade e aos materiais curriculares necessários à sua integração no contexto educativo. Neste sentido, torna-se particularmente importante reflectir sobre a respectiva formação em geral, e a contínua em particular, de modo a ajudar os professores a enfrentarem os problemas com que são confrontados na sua actividade profissional. Nesta comunicação fazemos uma reflexão sobre os desafios que se colocam à actual situação da formação de professores de ciências em Portugal, apresentando um quadro teórico no qual se define o conceito de professor investigador, o seu enquadramento e a articulação com os indicadores emergentes da investigação em Didáctica das Ciências. A presente comunicação resulta de dois estudos que estão a ser desenvolvidos, centrados em temáticas de reconhecida complexidade e importância no ensino da Geologia e, portanto, estruturantes da formação do aluno como cidadão: o Tempo Geológico e a Astrogeologia. Discute-se a importância do aprofundamento do quadro teórico, por parte dos professores relativamente às temáticas em questão, com vista a uma melhor preparação, quer para interpretar as perspectivas expressas pelos alunos, quer para elaborar e implementar materiais didácticos sustentados em perspectivas construtivistas, que ajudem os alunos a compreender a complexidade dos fenómenos geológicos e a relevância destas temáticas na sua própria formação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8362
ISBN: 978-959-16-1164-2
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Bonito_McDade_Rebelo_Morgado_Martins_Medina_Marques.pdf333.37 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois