|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8362
|
Title: | O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL: DOIS ESTUDOS NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS DA TERRA |
Authors: | Bonito, Jorge McDade, Graça Monteiro Rebelo, Dorinda Morgado, Margarida Martins, Luísa Medina, Jorge Marques, Luis |
Keywords: | formação de professores astrogeologia tempo geológico didática das iências da Terra |
Issue Date: | Feb-2010 |
Publisher: | Ministerio de Educación Superior y las Universidades de la República de Cuba |
Abstract: | As finalidades da Educação em Ciência colocam hoje novos desafios aos professores, nomeadamente, em relação ao contexto em que deverão mobilizar os saberes didácticos da área da especialidade e aos materiais curriculares necessários à sua integração no contexto educativo. Neste sentido, torna-se particularmente importante reflectir sobre a respectiva formação em geral, e a contínua em particular, de modo a ajudar os professores a enfrentarem os problemas com que são confrontados na sua actividade profissional. Nesta comunicação fazemos uma reflexão sobre os desafios que se colocam à actual situação da formação de professores de ciências em Portugal, apresentando um quadro teórico no qual se define o conceito de professor investigador, o seu enquadramento e a articulação com os indicadores emergentes da investigação em Didáctica das Ciências. A presente comunicação resulta de dois estudos que estão a ser desenvolvidos, centrados em temáticas de reconhecida complexidade e importância no ensino da Geologia e, portanto, estruturantes da formação do aluno como cidadão: o Tempo Geológico e a Astrogeologia. Discute-se a importância do aprofundamento do quadro teórico, por parte dos professores relativamente às temáticas em questão, com vista a uma melhor preparação, quer para interpretar as perspectivas expressas pelos alunos, quer para elaborar e implementar materiais didácticos sustentados em perspectivas construtivistas, que ajudem os alunos a compreender a complexidade dos fenómenos geológicos e a relevância destas temáticas na sua própria formação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8362 |
ISBN: | 978-959-16-1164-2 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|