Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8277
|
Title: | Intervenção e Avaliação Inclusivas: Estudo de Caracterização do Desenvolvimento do Potencial em Jovens com Necessidades Educativas Específicas |
Authors: | Palma, Helena Candeias, A. A. |
Keywords: | Práticas Inclusivas Avaliação das Inteligências Múltiplas Potencial Humano Necessidades Educativas Específicas |
Issue Date: | 23-Jun-2012 |
Publisher: | Dep. de Pedagogia: Universidade de Évora |
Citation: | Palma, H. & Candeias, A. A. (2012). Intervenção e Avaliação Inclusivas: Estudo de Caracterização do Desenvolvimento do Potencial em Jovens com Necessidades Educativas Específicas. Comunicação apresentada nas I Jornadas de Investigação em Educação. Évora: Dep. de Pedagogia: Universidade de Évora. |
Abstract: | Este estudo visa caracterizar o desenvolvimento do potencial de alunos, com necessidades educativas específicas que desenvolvem projetos inovadores. A fundamentação teórica apoia-se no modelo inclusivo de Ainscow (1998) que propõe uma avaliação ajustada à diversidade dos alunos, reorganização das escolas para responder adequadamente a todos, e nos modelos sobre potencial humano de Gardner (2000) e Sternberg (1985) focalizados na multiplicidade da inteligência. No estudo empírico de caráter qualitativo com metodologia de estudo de caso de 4 jovens da APPACDM – Évora, utilizaram-se como instrumentos de recolha de informação: entrevista; análise documental; portefólios; observação/avaliação de competências. Os resultados demonstraram que a avaliação inclusiva centrada nas potencialidades facilita a caraterização da funcionalidade de cada um na diversidade dos domínios do desenvolvimento. Os portefólios fomentaram uma avaliação follow-up, destacando-se a autoavaliação, o registo das mudanças do aluno, o feedback contínuo aos professores, aluno e família. |
URI: | http://www.dpe.uevora.pt/evento.php?id=1 http://hdl.handle.net/10174/8277 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais PSI - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|