Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8239
|
Title: | A autoavaliação e o acompanhamento da prática letiva nas escolas do Alentejo litoral – um olhar externo |
Authors: | Mateus, Lília Fialho, Isabel |
Keywords: | autoavaliação da escola supervisão da prática letiva avaliação do desempenho docente |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia - Universidade de Évora |
Citation: | Mateus, L. & Fialho, I. (2012). A autoavaliação e o acompanhamento da prática letiva nas
escolas do Alentejo litoral – um olhar externo. Educação. Temas e problemas - Escola, 10 |
Abstract: | A pressão sobre a escola e a sua exposição pública são inquestionáveis e crescentes. Muitas escolas têm
usado essa pressão como oportunidade para envolver as suas comunidades educativas na busca da
melhoria eficaz. A adesão de um número cada vez maior de escolas a práticas regulares de autoavaliação
mostra quão poderoso pode ser este processo na inovação e melhoria interna centrada na escola,
alicerçado necessariamente na atualização da formação específica dos docentes. No presente estudo
assumiu-se como objetivo conhecer a situação das escolas secundárias do Alentejo Litoral, nos domínios
da prestação do serviço educativo, mais precisamente, a articulação e sequencialidade e o
acompanhamento da prática letiva em sala de aula; da organização e gestão escolar, no que se refere à
gestão de recursos humanos e da capacidade de autorregulação e melhoria da escola, através do olhar
externo da Inspeção Geral de Educação, a partir da análise dos relatórios e contraditórios da avaliação
externa de sete escolas secundárias e profissionais públicas da NUT III Alentejo Litoral. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8239 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|