|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8221
|
Title: | As Aprendizagens e as Práticas de Ensino e de Avaliação: Um Eixo Crucial para a Qualidade no Ensino Superior |
Authors: | Borralho, António |
Keywords: | Práticas de ensino Práticas de Avaliação; Aprendizagem Qualidade Ensino Superior |
Issue Date: | 23-Apr-2012 |
Abstract: | A Declaração de Bolonha desencadeou vastas reformas nas instituições do ensino superior tanto a nível organizativo como estrutural, que deveriam ter implicações no processo de ensino, aprendizagem e avaliação, ao enfatizarem a tutoria universitária, pois envolvem a personalização desses processos e arrastam a opção por uma via de aprendizagem autónoma e cooperativa por parte dos estudantes. O papel do professor deveria ser o de orientador do processo de aprendizagem e facilitador da aquisição e desenvolvimento de competências básicas e profissionais nos estudantes, incrementando a sua autonomia, pensamento crítico e a reflexão sobre o seu próprio processo de aprendizagem (Zabalza, 2002).
Este paradigma implica, necessariamente, que os docentes universitários se desloquem do pólo do ensino para o pólo da aprendizagem e que se preocupem não apenas com o ensinar mas, sobretudo, com o fazer aprender. É necessário, por conseguinte, adaptar a organização, a planificação e os métodos de ensino e de avaliação aos diferentes modos e estilos de aprendizagem dos estudantes e aos seus diversos interesses, motivações, capacidades e expectativas. Vários estudos (Patrícia Albergaria-Almeida, José Teixeira-Dias, Mariana Martinho, & Chinthaka Balasooriya, 2011; Aliki Thomas, Alenoush Saroyan, & W. Dale Dauphinee, 2011) indicam que a utilização de métodos de trabalho assentes na mediação, participação e colaboração produzem impactos positivos na aprendizagem com resultados evidentes no rendimento académico. O desenvolvimento destas competências nos estudantes implica novas competências profissionais que obrigam a repensar as políticas de formação dos docentes do ensino superior. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8221 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|