Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/8199

Title: A Concepção e o Agir de Alunos de 9º Ano na Procura de Ajuda Académica.
Authors: Grácio, Luísa
Beco, Lizeta
Keywords: Concepções de Ajuda Académica;
Estratégias de Aprendizagem
Estratégias de Procura de Assistência Social
Aprendizagem Auto-Regulada.
Issue Date: 2012
Publisher: PT
Citation: Grácio, L. & Beco, L.M. (In Press). A Concepção e o Agir de Alunos de 9º Ano na Procura de Ajuda Académica. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0
Abstract: A procura de ajuda e apoio académico é uma estratégia de aprendizagem importante pois permite ao aluno regular a aprendizagem e ultrapassar dificuldades. Nesta investigação visámos identificar concepções e estratégias de procura de ajuda académica de vinte alunos do 9º ano de escolaridade. A recolha de dados obteve-se através de entrevistas semi-directivas e o seu tratamento realizou-se através de análises qualitativas e quantitativas. Verificou-se que a concepção de ajuda ao aprender é vista como acção pessoal do aluno e acção proveniente de outros. É em situações de avaliação e de compreensão de conteúdos que o aluno considera necessitar mais de ajuda. A figura do Professor surge como a principal fonte de ajuda quando o aluno precisa de ajuda de âmbito escolar lato. No entanto, perante dificuldades académicas, os alunos tentam resolvê-las maioritariamente sozinhos, ou com a família e só no caso de não a conseguirem solucionar procuram a ajuda do professor.
URI: http://hdl.handle.net/10174/8199
ISBN: 978-989-95802-2-0
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ResumoGracio&Beco2012.pdf35.19 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois