Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8185
|
| Title: | A importância do papel do Director de Turma enquanto gestor de currículo |
| Authors: | Favinha, Marília Góis, Mª Hélia Ferreira, Abílio |
| Editors: | Balsa, Ângela Cid, Marília Grácio, Luísa |
| Keywords: | Diretor de Turma Gestão e contextualização curricular Liderança Mediação Avaliação |
| Issue Date: | Dec-2012 |
| Abstract: | Resumo
O presente artigo resulta do estudo analítico e reflexivo sobre a figura do diretor de turma na escola ancorando-nos na análise de legislação e na revisão da literatura. Tem como objetivo compreender o seu papel enquanto gestor curricular e líder de equipas pedagógicas, alicerçado na mediação curricular.
Pretende-se refletir sobre a sua ação interna enquanto gestor e líder intermédio na organização escolar e seu funcionamento, e a nível externo, enquanto mediador sócio cultural, agindo como gestor de relacionamentos entre todos os atores educativos em articulação com a família, dado o afastamento desta pelo que urge delinear estratégias de aproximação. O Diretor de Turma tem um papel de charneira na escola desempenhando diversas funções no exercício deste cargo de gestão pedagógica intermédia. Recentramos o conceito alargado e sistémico de currículo, como projeto, e sua correlação com a avaliação, pois ambos estão intrinsecamente ligados. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/8185 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|