Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8176
|
Title: | Desenvolvimento do Potencial em Crianças em Idade Pré-Escolar em Meio Urbano/Meio Rural - Um Estudo Exploratório nos Concelhos de Évora e Viana do Alentejo |
Authors: | Monteiro, Luísa Rodrigues Candeias, A. A. |
Editors: | Magalhães, O. Folque, A. |
Keywords: | Educação pré-escolar Avaliação das Inteligências Múltiplas Desenvolvimento Potencial Atividades Extracurriculares Meio Urbano/Meio Rural |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Dep. Pedagogia e Educação - Universidade de Évora |
Citation: | Monteiro, L. R., & Candeias, A. A. (2012). Desenvolvimento do Potencial em Crianças em Idade Pré-Escolar em Meio Urbano/Meio Rural - Um Estudo Exploratório nos Concelhos de Évora e Viana do Alentejo. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0 |
Abstract: | A educação pré-escolar assume um papel fundamental no desenvolvimento das crianças que se quer cada vez mais abrangente e transversal.
O nosso estudo tem como objetivo compreender se o desenvolvimento do potencial das crianças em idade pré-escolar está associado à frequência de atividades extracurriculares e ao meio onde residem. Realizou-se com uma amostra de 46 crianças, em dois Jardins de Infância, um de meio urbano e outro rural, nos concelhos de Évora e Viana do Alentejo. Utilizámos os instrumentos de avaliação do Modelo de Spectrum (Krechevsky 2001).
A análise de resultados demonstrou que a população urbana apresentou um desenvolvimento do potencial superior à população rural em quase todas as atividades.
A concluir destacamos as implicações deste estudo para a educação pré-escolar, nomeadamente no que se refere à sua organização e avaliação. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8176 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|