|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/8175
|
Title: | Avaliação do Potencial de Desenvolvimento em meninos e meninas dos 4 aos 6 anos |
Authors: | Iglésias, M. M. Candeias, A. A. |
Editors: | Magalhães, O. Folque, A. |
Keywords: | Teoria das Inteligências Múltiplas Potencial Cognitivo Diferenças de Género Currículo e Competência |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Dep. Pedagogia e Educação - Universidade de Évora |
Citation: | Iglésias, M.M., & Candeias, A. A. (2012). Avaliação do Potencial de Desenvolvimento em meninos e meninas dos 4 aos 6 anos. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação. ISBN: 978-989-95802-2-0 |
Abstract: | Desenvolvemos o presente Estudo Exploratório para analisar a adaptação da avaliação de potencial derivada da Teoria das Inteligência Múltiplas ao contexto da Educação Pré-Escolar, com o objectivo de contribuir para a qualidade da intervenção educativa, articulando conceitos como Inteligência, Competência, Potencial, Currículo, Avaliação Dinâmica.
Participam no estudo 42 crianças que frequentam Jardim de Infância e integram dois grupos heterogéneos e as respectivas educadoras. A metodologia é de natureza qualitativa e quantitativa, apoiando-se na aplicação dos seguintes instrumentos: modelo de avaliação de potencial baseado no Spectrum; Inventário de Quociente Emocional, versão para crianças e jovens (Bar-On Emocional Quotient Inventory: Youth Version), adaptado a educadores por Candeias e Monteiro (2010); questionário de Caracterização do ambiente educativo – Sala de Actividades, adaptado por Candeias e Iglésias (2010); Teste de Avaliação de Habilidades Cognitivas de Solução de Problemas Interpessoais (EVHACOSPI).
Os resultados obtidos sugerem a importância de uma avaliação do potencial, baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas, que utiliza instrumentos adequados a cada um dos domínios do potencial e da competência humana propostos por H. Gardner: Verbal-Linguística, Lógico-Matemática, Musical, Corporal-Cinestésica, Visuo-espacial, Interpessoal, Intrapessoal e Naturalista. Apontam também para o papel que este tipo de avaliação pode desempenhar na intervenção educativa que se objectiva intencional e fundamentada. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/8175 |
ISBN: | 978-989-95802-2-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|